Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Opinião

 
 

Minas pelas Diretas Já!


Minas Gerais fará “ato pelas diretas-já” em 16 de junho, dando sequência ao do Rio de Janeiro e ao de São Paulo. Deputados e deputadas estaduais do PT e do PCdoB estão empenhados nessa mobilização, que tem como protagonistas a Frente Brasil Popular e a Frente Povo sem Medo.

Segundo o deputado Rogério Correia (PT) artistas e movimentos sociais se unem em Minas Gerais pelas Diretas-Já: “o Brasil está imerso em impasses sem precedentes. O momento é de unirmos forças para se restabelecer um mínimo de normalidade institucional e política.”

Impossível deixar de tratar da crise política nacional e de seus desdobramentos no campo júridico, além do impacto na economia, nas atividades empresariais e nos direitos sociais e trabalhistas da maioria do povo. Rogério e a deputada Marília Campos são autores de requerimento aprovado na Comissão de Participação Pública para realização de audiência pública com movimentos sociais que defendem Diretas Já!

O terremoto causado pela delação dos executivos do grupo JBS, notadamente a de Joesley Batista, incide no governo federal e cai como uma bomba no colo do PSDB. Em Minas Gerais, os três senadores (Antônio Anastasia, Aécio Neves e Zezé Perrella) estão no epicentro do tsunami. Tucanos, inclusive, ensaiam o desembarque da gestão e da base do governo Temer no parlamento.

No âmbito do Congresso Nacional são votadas matérias controversas, com mudanças estruturais em normas trabalhistas, previdenciárias e outras de impacto nas contas públicas, como as anistias de dívidas e multas às empresas de telecomunicações, a empresários do agronegócio e de outros ramos da economia. E num quadro de quase 15 milhões de desempregados no país.

Nada disso é objeto de um debate cuidadoso. Pelo contrário, a “agenda do mercado”, como francamente o admitiu Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, predomina no Congresso.

Já o ativismo político, ao nível do judiciário, impacta os poderes executivo e legislativo federais, acomete de preocupação as demais esferas da Federação e coloca na defensiva o empresariado, seja ele nacional ou transnacional. Os constantes “dois pesos, duas medidas” do poder moderador, o judiciário, intranquilizam a vida do país.

É nesse contexto que surge a mobilização por eleições diretas para a presidência da República. Pretende-se aí restabelecer um mínimo de normalidade democrática, regras básicas de convivência entre os atores políticos, empresariais, jurídicos e sociais e uma atmosfera menos tensa para a economia.




Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes