Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Fórum Regional de Governo reúne representantes de 86 municípios do Território Norte do estado


Pimentel ressaltou a importância do projeto, que tem como principal objetivo ouvir para governar

Assessoria da Liderança de Governo

Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG

O governador Fernando Pimentel participou nesta quinta-feira (1/6), em Montes Claros, Território Norte, do encontro da nova fase do Fórum Regional de Governo – Por todo o Estado, com todos os mineiros, e comemorou o sucesso da iniciativa, inédita no Estado. O evento reforça a política de regionalização implantada pela nova gestão estadual e reuniu representantes dos 86 municípios que integram esse território.

Pimentel ressaltou a importância do projeto, que tem como principal objetivo ouvir para governar. “Estamos celebrando aqui um mecanismo que está dando certo em Minas Gerais, que é estar perto das pessoas, ao invés de governar de longe, lá de Belo Horizonte. Nós estamos governando junto com as lideranças políticas, empresariais, de trabalhadores, do estado inteiro. Por isso, estamos desenvolvendo esse mecanismo dos Fóruns Regionais de Governo, que são uma forma de consultar a população naquilo que é prioritário. Não existe outra maneira de fazer isso quando os recursos são poucos, são escassos”, ressaltou o governador.

Esse mecanismo, segundo o governador, permitiu que o Estado conseguisse avançar nas políticas públicas mesmo com o déficit orçamentário. “Assumimos o Estado numa situação de calamidade. Aliás, nós declaramos calamidade financeira para contornar o problema. Estamos trabalhando dia e noite e estamos conseguindo contornar isso. Conseguimos diminuir bastante o déficit. Saímos de R$ 10 bilhões, no primeiro ano, para R$ 4,5 bilhões, no exercício do ano passado. Com recursos escassos, mais do que nunca, é preciso ouvir as pessoas, porque elas é que vão definir aquilo que vai ser feito com o pouco dinheiro que tem. Se você tem pouco dinheiro e ainda aplica errado é um desastre total”, disse Pimentel.

Estão programados eventos para cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento, envolvendo todos os órgãos do Governo, que apresentam e disponibilizam serviços aos gestores públicos e à população, além de mostrar suas ações e resultados. Durante a realização dos Fóruns, o núcleo de governo do Estado é simbolicamente transferido para os municípios dos territórios onde se realizam os encontros. Participam secretários de Estado, que têm agendas paralelas às dos Fóruns Regionais com os colegiados executivos, parlamentares, prefeitos, vereadores e representantes de mais de 40 órgãos estaduais. O primeiro encontro desta nova rodada foi realizado em Ituiutaba, Território Triângulo Norte, no último dia 4 de maio.

Participação popular

O secretário extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro, destacou que todas as reuniões realizadas pelos fóruns já trouxeram resultados. “Estamos aqui em Montes Claros, onde começaram os trabalhos dos fóruns, com essa nova forma de governar. Estamos aqui para mostrar que toda a participação não foi em vão. O fórum é um movimento permanente do governo, que vai fazer Minas retomar o desenvolvimento e o trabalho social”, afirmou.

Representando a sociedade civil, Emerson Mota Rocha ressaltou o ineditismo da ação da nova gestão estadual. “Esse espaço é um avanço na questão da democracia participativa. A sociedade precisa participar, propor. Temos de parabenizar o governo pela iniciativa, por dar essa possibilidade de apresentar as nossas demandas enquanto sociedade organizada. É também um espaço de cobrança, de reivindicações”, afirmou.

O prefeito de Bonito de Minas, José Reis Nogueira de Barros, disse que o fórum marca o início da recuperação do Norte de Minas. “Temos esse sonho de transformar a sociedade, um povo, uma região. E estamos aqui para conversar, discutir e identificar o que é possível fazer em médio e longo prazo”, afirmou.

O deputado Paulo Guedes (PT) ressaltou as entregas e anúncios realizados pelo governo a partir das demandas dos Fóruns Regionais. “Hoje é um dia de alegria para Montes Claros e o Norte de Minas, com a transferência do núcleo do Estado para a região. O evento de hoje é desdobramento de várias reuniões realizadas em todo o Norte do Estado”, afirmou.

Já o líder da Maioria, deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), presidente da Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Minas e a União da Assembleia, defendeu a luta para a solução da dívida do Estado com o governo federal a partir do ressarcimento da desoneração do ICMS das exportações prevista pela Lei Kandir. “Nesse momento, quando o Brasil está discutindo tantas reformas, temos de conclamar a todos para a luta pelo encontro de contas. Vamos cobrar a regulamentação dessa compensação e garantir a recuperação do nosso Estado e da nossa região”, afirmou.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes