Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Opinião

 
 

Nem a crise política brasileira paralisa Minas

Minas caminha apesar da crise política que assola o país. É o que se pode inferir das ações governamentais e da Assembleia Legislativa. Um quadro, infelizmente, diverso do de Brasília, seja pelas delações recentes envolvendo o dono da JBS, Joesley Batista, seja pela crescente oposição popular ao que está sendo votado no Congresso Nacional, em termos de reformas trabalhista e previdenciárias.

Em Minas Gerais, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário funcionam com regularidade e sem sobressaltos. No caso da Assembleia Legislativa mineira, essa semana foi o ponto de culminância de muito trabalho construído nas comissões permanentes da Casa, que examinaram dezenas de proposições dos deputados e do próprio Poder Executivo nesses últimos dois meses.

Projetos foram debatidos, criticados, elogiados, aperfeiçoados e, sendo sancionados pelo governador Fernando Pimentel, ajudarão o estado de Minas Gerais a superar a crise econômica e se colocar em destaque no cenário nacional.

Para isso foi fundamental que a base aliada a e oposição na ALMG se entendessem na tramitação da proposta mais polêmica: a da criação de fundos destinados a formar um “colchão” financeiro para sustentar investimentos no estado.

O Fundo de Investimento do Estado de Minas Gerais (MG Investe), o Fundo de Pagamento de Parcerias Público-Privadas (FPP), o Fundo de Garantias de Parcerias Público-Privada (FGP), o Fundo Especial de Créditos Inadimplidos e Dívida Ativa (Fecidat), o Fundo de Ativos Imobiliários (Faimg) e o Fundo de Investimento Imobiliários (Fiimg) formarão a base material para avanços econômicos e sociais demandados pela população. Isso tudo sem seguir as cartilhas do retrocesso político, da retirada de direitos, da privatização, como ressalta o líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT).

A retirada do regime de urgência, que tensionava o debate na tramitação da proposta, por parte do Executivo, em face de um acordo de alto nível entre a base do governo Fernando Pimentel e a oposição, revela algo muito maior do que a celeridade que vai se conseguir a partir de agora. Revela que o parlamento mineiro sabe acolher as divergências partidárias, processá-las e funcionar sem a imposição de maiorias não sintonizadas com os anseios da sociedade.

Como tem enfatizado o deputado André Quintão, isso ocorre preservando-se o direito da minoria na Casa de se expressar, criticar e fiscalizar, o que aliás integra o comportamento da própria base aliada ao governo estadual. É esse exemplo que o Brasil deveria seguir.

Acompanhe, nas matérias do site do Bloco Parlamentar Minas Melhor, o esforço que se tem feito para acelerar a superação da crise mineira e, por que não dizer, da própria crise brasileira, dada a importância de nosso estado frente à União.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes