Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Povo vai às ruas pedir eleições diretas como solução para crise política


Em Belo Horizonte, manifestações têm sido constante nos últimos meses

Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor e Liderança de Governo

Foto: Divulgação

Em Belo Horizonte e em dezenas de cidades brasileiras a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo realizaram na quinta-feira (18/05) um ampla manifestação popular pela convocação de eleições diretas, depois das delações do dono da JBS, Joesley Batista, que envolvem o governo federal e o presidente licenciado do PSDB, senador Aécio Neves.

O Líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado André Quintão, disse que as denúncias são "gravíssimas" e que a saída do presidente da república é fundamental para o reestabelecimento da democracia e da justiça no país. "Tem que haver eleições diretsas já, e não indiretas encaminhadas por um congresso que também está alvejado por outras denúncias", disse.

André defendeu ainda a mobilização popular e a ida do povo às ruas por um novo governo. "Precisamos do povo para garantir também a retirada das reformas trabalhistas e previdenciárias", ressaltou.

Para o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Rogério Correia (PT), o Brasil chegou ao limite de sua crise política.

O senador Aécio Neves, afastado do cargo pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava a Jato, é acusado de receber R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, dono da JBS. Depois de considerar graves as denúncias, o deputado lembrou que o senador mineiro está envolvido em uma série de outras denúncias e que já foi delatado por diversas vezes nas investigações. “O Brasil está conhecendo quem é o verdadeiro Aécio Neves. Aliás um dos principais responsáveis pelo golpe no Brasil”, disse.

O parlamentar disse que o caos político exige medidas urgentes e conclamou o povo a sair às ruas por um novo pacto pela democracia. “Nós temos caminho da democracia e, neste contexto, o ideal é que o presidente Temer renuncie e que possa assumir a presidenta do STF, Carmem Lúcia, até que ela convoque novas eleições”, disse. “É preciso ter uma saída para o Brasil para que ele possa retomar seu rumo de crescimento econômico", lembrou. Segundo ele, o PT não pode corroborar com nenhuma tese de eleição indireta, continuidade, ou manutenção do golpe que foi dado no Brasil. "Esperamos que o povo possa, pacificamente, mas com firmeza, ir às ruas e exigir um novo pacto pela democracia”, defendeu.

O deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) foi outro parlamentar da base de governo a defender eleições diretas para presidente. Para ele, começa a ser revelado o real sistema político brasileiro: “Antes, só se falava de uma parte; só se prendia uma parte. Agora começou a ser revelado o real sistema político que a gente vive; toda a situação que acabou nesta hecatombe política. Eu acho que uma das saídas são as eleições diretas para presidente”.

Votações

Questionado sobre a repercussão nos trabalhos do Legislativo, Rogério Correia disse que a direção da instituição vem tentando evitar ainda maior acirramento entre situação e oposição, a fim de que a Assembleia possa retomar as votações. “Eu conversei com o presidente, Adalclever Lopes (PMDB), e tenho pedido aos deputados que a gente tenha serenidade. A Assembleia Legislativa, este ano, ainda não conseguiu votar nenhum projeto e temos proposições importantes na Casa. Então, estamos fazendo um esforço de negociação entre situação e oposição para que na semana que vem, a gente consiga retomar os trabalhos e ter uma normalidade na Assembleia Legislativa. Neste caos que se estabeleceu, nós temos agora que buscar ter o funcionamento democrático adequado”, afirmou.

Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes