Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Descentralização administrativa dos Fóruns Regionais chega ao Triângulo Norte


Vista aérea de Ituiutaba

Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor / Agência Minas

A cidade de Ituiutaba, no Triângulo Norte, recebe na quinta-feira (4/5) as atividades da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo, com ampliação da presença administrativa no interior. Estudantes, micro e pequenos empreendedores, agricultores familiares, servidores públicos das prefeituras da região, câmaras municipais e a população em geral estão convidados a participar do evento que será realizado no edifício da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Campus Universitário, de 8h às 17h. A extensa programação desta etapa dos Fóruns envolve mais de 40 órgãos de Governo, que prepararam cerca de 150 ações para os territórios de desenvolvimento.

O Triângulo Norte é um pólo fundamental para o desenvolvimento do sócio-econômico do estado e a escolha da região para sediar essa fase de ampliação de ações governamentais foi comentada pelo deputado Arnado Silva (PR), vice-líder do Bloco Minas Melhor: “Escolher o Triângulo Mineiro para começar essa nova fase dos Fóruns mostra a importância que a região tem para o Governo de Minas. Essa medida fortalece a descentralização das ações políticas estaduais na tentativa de solucionar os problemas enfrentados por Ituiutaba e cidades vizinhas.”

A superintendente de Planejamento da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Juliana de Lourdes Fonseca, destacou a grande adesão das secretarias e instituições do Governo de Minas Gerais à proposta da nova fase dos Fóruns Regionais, que reforça a política de descentralização das ações implantada pelo governador Fernando Pimentel.

“Todos os órgãos públicos estão mobilizados para levar o dia a dia das atividades do Estado para perto da população, fazendo com que a informação sobre a atuação deles chegue aos cidadãos”, acentua Juliana.

A permanência das equipes de governo nas cidades vai trazer mais agilidade no reconhecimento e resoluções das demandas apresentadas. Essa mudança é destacada pelo deputado Bosco (PTdoB): “O governo agora vai passar um período no local, como se fosse uma transfência do gabinete do Governador para aquela cidade. E com uma estrutura de gestão para despachar diretamente com as lideranças e buscar soluções para as dificuldades que as administrações estejam passando. Essa iniciativa é extrema importância para os municípios mais distantes, de poder ver o governador despachando pessoalmente com prefeitos, vereadores e com as lideranças locais”.

O espaço da Uemg em Ituiutaba vai abrigar estandes onde instituições, empresas públicas, fundações e secretarias vão mostrar seus programas, expor projetos em andamento, informar as entregas já realizadas, assim como disponibilizar serviços à sociedade.

O governador tem aumentado cada vez mais a participação popular em sua administração e chegar aos municípios mais distantes possibilita, aos seus secretários e gestores, conhecer as prioridades locais e uma maior aproximação com a diversidade regional que Minas abriga. O deputado Dr. Jean Freire (PT), avalia que mineiras e mineiros aprovam essa aproximação: “Os fóruns foram criados para assegurar participação popular na gestão estadual e romper com a lógica impositiva e verticalizada adotada nas gestões passadas. Nós já vimos e continuamos acompanhando, nesta nova rodada, os resultados positivos dessa iniciativa. Enquanto presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, reitero a importância de incluir a população no processo decisório das ações governamentais e, além disso, pautar essas ações de acordo as demandas e especificidades de cada região, no intuito de governar da melhor maneira possível.”

Resultados dos Fóruns Regionais  

O Governo de Minas Gerais lançou em 2015, os Fóruns Regionais para entender melhor quais são as prioridades em todo o Estado. Todos os 17 Territórios de Desenvolvimento já têm instalados os Fóruns, que vão permitir que o governo identifique e possa estabelecer um plano de ação que considere o que realmente é importante para os mineiros. Estima-se que mais de 25 mil pessoas já compareceram a eventos realizados por todo o estado. Foram registradas 12.689 demandas, nos 17 Territórios de Desenvolvimento. Todas estão devidamente sistematizadas e sendo acompanhadas. Os 17 territórios de Desenvolvimento são:  Norte, Noroeste, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitano, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes