Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor / Agência Minas
A cidade de Ituiutaba, no Triângulo Norte, recebe na quinta-feira (4/5) as atividades da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo, com ampliação da presença administrativa no interior. Estudantes, micro e pequenos empreendedores, agricultores familiares, servidores públicos das prefeituras da região, câmaras municipais e a população em geral estão convidados a participar do evento que será realizado no edifício da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Campus Universitário, de 8h às 17h. A extensa programação desta etapa dos Fóruns envolve mais de 40 órgãos de Governo, que prepararam cerca de 150 ações para os territórios de desenvolvimento.
O Triângulo Norte é um pólo fundamental para o desenvolvimento do sócio-econômico do estado e a escolha da região para sediar essa fase de ampliação de ações governamentais foi comentada pelo deputado Arnado Silva (PR), vice-líder do Bloco Minas Melhor: “Escolher o Triângulo Mineiro para começar essa nova fase dos Fóruns mostra a importância que a região tem para o Governo de Minas. Essa medida fortalece a descentralização das ações políticas estaduais na tentativa de solucionar os problemas enfrentados por Ituiutaba e cidades vizinhas.”
A superintendente de Planejamento da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Juliana de Lourdes Fonseca, destacou a grande adesão das secretarias e instituições do Governo de Minas Gerais à proposta da nova fase dos Fóruns Regionais, que reforça a política de descentralização das ações implantada pelo governador Fernando Pimentel.
“Todos os órgãos públicos estão mobilizados para levar o dia a dia das atividades do Estado para perto da população, fazendo com que a informação sobre a atuação deles chegue aos cidadãos”, acentua Juliana.
A permanência das equipes de governo nas cidades vai trazer mais agilidade no reconhecimento e resoluções das demandas apresentadas. Essa mudança é destacada pelo deputado Bosco (PTdoB): “O governo agora vai passar um período no local, como se fosse uma transfência do gabinete do Governador para aquela cidade. E com uma estrutura de gestão para despachar diretamente com as lideranças e buscar soluções para as dificuldades que as administrações estejam passando. Essa iniciativa é extrema importância para os municípios mais distantes, de poder ver o governador despachando pessoalmente com prefeitos, vereadores e com as lideranças locais”.
O espaço da Uemg em Ituiutaba vai abrigar estandes onde instituições, empresas públicas, fundações e secretarias vão mostrar seus programas, expor projetos em andamento, informar as entregas já realizadas, assim como disponibilizar serviços à sociedade.
O governador tem aumentado cada vez mais a participação popular em sua administração e chegar aos municípios mais distantes possibilita, aos seus secretários e gestores, conhecer as prioridades locais e uma maior aproximação com a diversidade regional que Minas abriga. O deputado Dr. Jean Freire (PT), avalia que mineiras e mineiros aprovam essa aproximação: “Os fóruns foram criados para assegurar participação popular na gestão estadual e romper com a lógica impositiva e verticalizada adotada nas gestões passadas. Nós já vimos e continuamos acompanhando, nesta nova rodada, os resultados positivos dessa iniciativa. Enquanto presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, reitero a importância de incluir a população no processo decisório das ações governamentais e, além disso, pautar essas ações de acordo as demandas e especificidades de cada região, no intuito de governar da melhor maneira possível.”
Resultados dos Fóruns Regionais
O Governo de Minas Gerais lançou em 2015, os Fóruns Regionais para entender melhor quais são as prioridades em todo o Estado. Todos os 17 Territórios de Desenvolvimento já têm instalados os Fóruns, que vão permitir que o governo identifique e possa estabelecer um plano de ação que considere o que realmente é importante para os mineiros. Estima-se que mais de 25 mil pessoas já compareceram a eventos realizados por todo o estado. Foram registradas 12.689 demandas, nos 17 Territórios de Desenvolvimento. Todas estão devidamente sistematizadas e sendo acompanhadas. Os 17 territórios de Desenvolvimento são: Norte, Noroeste, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitano, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.