Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Bosco saúda Klauss Vianna nos 25 anos de morte do mestre da dança no Brasil

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

 Foto: Divulgação

O presidente da Comissão de Cultura da Assembleia, deputado Bosco (PT do B), na reunião de quarta-feira (12/04) exaltou a presença do bailarino e coreógrafo mineiro Klauss Vianna no cenário artístico nacional no dia que se completa 25 anos de sua morte.


Conhecido nacionalmente, Klauss Vianna nasceu em 12 de agosto de 1928, em Belo Horizonte, onde iniciou sua vida profissional ligada à dança e artes em geral. Fundou na cidade o Ballet Klauss Vianna nos anos 1950, que plantou a semente de futuros grupos e festivais de dança que tornaram a capital mineira conhecida em todo o mundo pela qualidade de seus profissionais.

"Klauss Vianna ajudou a conceber a moderna arte brasileira, que valoriza a cultura nacional, por isso merece ser lembrado como um dos grandes nomes da dança de todos os tempos", afirmou.

Nas décadas de 1960, 70 e 80, morou e trabalhou em várias cidades brasileiras, destacando-se no teatro, cinema e televisão e influenciando grandes nomes das artes como Marília Pêra, José Celso Martinez e Rodrigo Pederneiras.

Quando faleceu aos 63 anos, estava no auge de sua produtividade e deixou um legado de trabalhos que marcaram época como a peça Roda Viva, de Chico Buarque. Em parceria com sua esposa Angel Vianna e o filho Rainner, criou um método de dança que baseado na cultura brasileira. Escreveu um livro sobre suas teorias, A Dança, que inspirou a criação docurso de pós-graduação da PUC-SP sobre a Técnica Klauss Vianna, ainda hoje muito procurado por profissionais de todas as artes.

Em Belo Horizonte, foi homenageado com o Teatro Klauss Vianna, fechado em março de 2016, depois de décadas de funcionamento, deixado órfãos artistas e admiradores desse mineiro de importância internacional.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes