Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Bosco homenageia Galpão e agradece socorro financeiro de Pimentel ao grupo


Fernando Pimentel visitou o Grupo Galpão no Dia Internacional do Teatro

Núcleo de Comunicação Minas Melhor   

Foto:Manoel Marques/Imprensa MG

O presidente da Comissão de Cultura, deputado Bosco (PTdoB), aproveitou a primeira reunião ordinária da comissão, na quarta-feira (29/03) para parabenizar o grupo Galpão, em nome de todos os grupos de teatro de Minas Gerais, pelo Dia Internacional do Teatro, comemorado na segunda-feira (27/03). “Quero ressaltar ainda a deferência que este dia teve por parte do governador Fernando Pimentel. Na última segunda-feira, o governador fez questão de ir pessoalmente à sede do grupo, no Galpão Cine Horto, no Bairro Horto (Zona Leste de Belo Horizonte), demonstrando o interesse e a importância da cultura para o nosso governo e, em especial, do teatro", lembrou.

Em 35 anos de fundação do Grupo Galpão, Pimentel foi o primeiro governador do estado a visitar sua sede. Depois de assistir um trecho da peça “De tempo somos – Um sarau do Grupo Galpão”, ele citou o “espírito de resistência do Galpão” como exemplo do caminho a ser trilhado no país.“Fazendo uma brevíssima reflexão do país que nós queremos, com o qual sonhamos, pelo qual nós trabalhamos, não queremos o país do ódio, da intolerância, da discriminação. Queremos o país do Galpão, desse convívio, dessa solidariedade, desse ambiente de amor. Se continuarmos nos esforçando, como vocês fizeram nesses 35 anos, havemos de chegar lá. Então, acho que, com esse espírito de resistência do Galpão, mas ao mesmo tempo e acima de tudo de esperança, que a gente deve continuar trilhando esse caminho”, afirmou.

Em carta lida pelo diretor-geral do grupo, Roberto Franco, ao governador, a companhia destacou seu trabalho e torcida pela recuperação democrática do país. “O grupo Galpão age e torce pela recuperação do tecido social e democrático brasileiro que vem sendo ameaçado no momento presente, mas, assim como o teatro, resistirá”, afirma o documento.

Bosco também ressaltou a sensibilidade do governo em socorrer financeiramente o grupo, por meio do apoio dado por meio da Cemig. Na segunda-feira Roberto Franco agradeceu, dizendo que “sem este apoio o Galpão certamente teria de suspender suas atividades, fato que nunca aconteceu em nossa história”.

História

O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em novembro de 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Já foram realizados 23 espetáculos, participações em 48 festivais internacionais, 17 países visitados, 75 festivais nacionais, mais de 2.900 apresentações. Receberam mais de 100 prêmios brasileiros, se apresentando em mais de 260 cidades para mais de 1,7 milhão de espectadores.

Participaram também da visita os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, de Cultura, Angelo Oswaldo, e de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o diretor-presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga, e o cineasta Helvécio Ratton.


Plano Estadual de Cultura

Ainda na primeira reunião da comissão, Bosco ressaltou a tramitação do Plano Estadual de Cultura de Minas, enviado pelo governo à Assembleia, que contou com a colaboração da comissão, por meio de 13 fóruns técnicos realizados até o ano passado. "Minas é o único estado da federação que ainda não possui o plano estadual. Com os fóruns, interiorizamos a discussão desse projeto, que recebeu o número 2.805/16 e se encontra na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, à espera do parecer do relator, deputado Ulysses Gomes (PT)", lembrou, enfatizando que espera a aprovação da matéria pelo plenário da ALMG ainda no primeiro semestre deste ano.




Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes