Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Assistência estudantil e reserva de cotas em universidades mineiras serão temas de audiência pública


Deputados vão discutir Assistência estudantil nas universidades do Estado

Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor     

Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia aprovou na terça-feira (28/03) requerimento para que seja realizada audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 4.092/17, de autoria do governador Fernando Pimentel e que tramita em regime de urgência na Casa.

O projeto instituiu o sistema de reserva de vagas para negros, indígenas, alunos de escola pública e pessoas com deficiência na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Além disso, a proposta garante assistência estudantil para os alunos cotistas, com o objetivo de garantir a permanência na universidade até a conclusão do curso.

A deputada Celise Laviola (PMDB), que preside a comissão, afirmou que apesar do regime de urgência, a proposta deverá ser bastante discutida na Assembleia Legislativa. “É função da Comissão de Educação ouvir a opinião popular para que possamos dar um destaque ainda maior a esse projeto, para atender de forma ativa a população de Minas que depende das cotas para poder participar da educação.”

O deputado André Quintão (PT), líder do Bloco Minas Melhor, lembrou que desde 2004 a legislação reserva cotas para afrodescendente egressos das escolas públicas, indígenas e pessoas com deficiências, mas que a política de assistência estudantil havia ficado de lado no estado nos governos anteriores. “Muitas vezes esse jovem pobre, negro entra na universidade e pela ausência de uma política como essa acaba não tendo condições de permanecer, seja no nível médio técnico ou nível superior”, alertou.

Segundo a deputada, a audiência pública será realizada junto com a Comissão de Participação Popular, que é presidida pelo deputado Dr. Jean freire, para discutir o projeto com a população.

Transporte, Comunicação e Obras Públicas  – Três outros deputados do Bloco Minas Melhor tiveram requerimentos aprovados na tarde de terça-feira (28/03). Na Comissão Transporte, Comunicação e Obras Públicas, a deputada Marília Campo (PT) teve requerimento de sua autoria aprovado para debater os investimentos no transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Segundo ela, a falta de investimentos deixou o transporte coletivo em colapso na região.

Na mesma reunião, foi aprovado requerimento do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) para visita técnica às obras de duplicação da BR-381, para verificar o andamento dos trabalhos.
De autoria do deputado Gustavo Santana (PR), a Comissão aprovou uma visita ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, com o objetivo de discutir obras no Anel Rodoviário de Belo Horizonte e nas BRs 381 e 367.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes