Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Opinião

 
 

Um mar de incertezas


O Brasil mergulha num período onde a expectativa de futuro se tornou uma angústia. Não. Não se trata de se reeditar o 'FlaXFlu' da política nacional dos anos 2015 e 2016.

Agora, a coisa é concreta e não mais especulativa.

Temos a Reforma da Previdência, a ameaça à multa rescisória em demissão imotivada, ao um terço de férias, ao 13º salário, à regulação das horas-extras, à revisão de índices dos adicionais de periculosidade/insalubridade, e por aí vai.

Agora, vem a aprovação da terceirização irrestrita.

Terceirização já é algo praticado no Brasil. Com restrições claras. A partir de agora, há poucos limites. Ou seja, mesmo com um balanço negativo, em sua aplicação nas áreas até então restritas, a Câmara de Deputados aprovou a toque de caixa.

Mesmo sabendo a quantidade de irregularidades praticadas pelas empresas, a proposta foi aprovada no Parlamento brasileiro.

Não foram levadas em consideração as fraudes trabalhistas praticadas, o desvio de dinheiro do INSS e do FGTS, as falências fraudulentas e a péssima qualidade do “produto final” ofertado. Seja na área pública, seja na área privada.

Basta dizer que quase 100% dos recalls de peças e componentes de veículos no mundo decorrem de falhas grosseiras de empresas que contratam trabalhadores em caráter precário. O mais recente escândalo foi o dos air bags da empresa Takata, que, ao ser acionado, simplesmente ajudava a matar os acidentados. Só no Brasil, cerca de três milhões de carros precisam trocar a peça.

O que foi aprovado na Câmara abre as portas para uma tragédia social. Em todos os setores. Na esfera pública, para a contratação direta de médicos, engenheiros, professores, advogados e outros profissionais qualificados, que antes eram testados, pelo menos, num concurso.

A promessa vazia que sustenta a aprovação é que poderia dinamizar a economia, com abertura de novas empresas e, com isso, criação de empregos. Mas no planeta Terra inexiste qualquer comprovação empírica de que isso funcione!




Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes