Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Deputados agem contra fim de turno da Ordem e Progresso

Texto Ilson Lima
Fotos: Sarah Torres

Diante da possibilidade de fechamento do turno noturno da Escola Estadual Ordem e Progresso, o que significaria um retrocesso nas políticas públicas do Estado, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG aprovou na sexta-feira (2/10) uma audiência pública para reverter a situação. A reunião foi requerida pelos deputados Paulo Lamac (PT), presidente da Comissão, João Alberto (PMDB), que são integrantes do Bloco Minas Melhor, e Sargento Rodrigues (PDT).

Há quatro anos iniciou-se o pesadelo vivido pelos estudantes e suas famílias, quando houve a primeira tentativa de se fechar o turno da noite da escola, que nessa época mantinha mais de 400 alunos somente nesse período. Com o recuo da direção do estabelecimento, após a intervenção de parlamentares da Assembleia, houve uma trégua.

O deputado Paulo Lamac frisou que o povo mineiro ainda está sofrendo os efeitos do governo passado. “A Ordem e Progresso é uma escola de boa qualidade, referência para a população da região Oeste da cidade, como o aglomerado da Cabana e do bairro Nova Gameleira”, ressaltou, afirmando que a esses cidadãos precisam de escolas noturnas e de boa qualidade.

O parlamentar disse, ainda, que o governo passado começou a usar, há dois anos, de uma nova tática, não abrindo novas vagas para o 1º ano do ensino médio. “Com isso, em 2016 a escola terá as últimas turmas do 3º ano”, explicou. Os três deputados presentes na Comissão concluíram que há necessidade de abrir vagas para o 1º ano do ensino médio, a partir de 2016, para que não prevaleça o retrocesso iniciado no governo tucano.

No entendimento do presidente da Comissão, houve por parte da direção uma clara política de fechar o ensino médio noturno da Ordem e Progresso. “Essa atitude é de quem quer excluir a juventude dessa região, de impedir que essa população numerosa e pobre complete a sua formação plena”, pontuou.

Para ele, “o fechamento de qualquer escola é excludente e a Ordem e Progresso é referência, o que é ainda mais lamentável”, disse.

A próxima audiência está prevista para 15 de outubro, a partir de 9h30min, quando a comissão pretende convidar a direção da escola e representantes da Polícia Civil e do Governo do Estado para tentar encontrar uma solução para o problema.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes