Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Governo entrega 26 caminhões e 61 kits feira para agricultura familiar


Pimentel lembrou que, em Minas, a agricultura familiar é responsável por boa parte da produção agrícola e geração de empregos Manoel Marques/Imprensa MG

Agência Minas  e Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

O governador Fernando Pimentel entregou na terça-feira (7/3), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, 61 kits feira livre e 26 caminhões baú isotérmicos para representantes da agricultura familiar de Minas Gerais. Os investimentos somam cerca de R$ 3,7 milhões, beneficiando 69 municípios e 17 organizações de agricultores familiares.


Em seu discurso, o governador ressaltou que a agricultura é um dos principais setores responsáveis por “ajudar o Brasil a não mergulhar nessa crise terrível que estamos atravessando”. E lembrou que, em Minas Gerais, a agricultura familiar é responsável por boa parte da produção agrícola e geração de renda e empregos.

“Para quem não entende de Minas Gerais, esta entrega de hoje pode parecer pouco importante - mas não é. O trabalho da agricultura familiar é muito importante para Minas Gerais. Somos um estado que tem vocação inequívoca para a agricultura, e estamos apoiando a agricultura familiar porque ela está se modernizando, ganhando contornos tecnológicos e facilitando também o acesso ao mercado. Minas Gerais não tem vergonha de ser um estado também agrícola. Temos o lado industrial, da mineração, mas temos, acima de tudo, a nossa vocação agrícola. Temos de ter muito orgulho e apostar nisso”, afirmou.


Valorização - O secretário de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, destacou a importância de valorizar o pequeno produtor. “Estamos conseguindo trabalhar com políticas públicas pensadas na produção e no escoamento. Temos a perspectiva de que o pequeno produtor produza com qualidade, mas que escoe esses produtos. O caminhão é uma dessas formas de escoamento. E os kits agregam valor ao produto. Quando se tem a organização de uma feira, isso permite que a venda dos produtos seja mais atrativa”, afirmou.

A deputada Geisa Teixeira, que acompanha o trabalho dos pequenos agricultores no Sul de Minas reconheceu a iniciativa do governo. “O caminhão baú isotérmico é muito importante para os pequenos agricultores. Muitos não teriam condições de manter sua atividade sem esse apoio. Tenho muito orgulho em participar dessa parceria com o governo estadual e poder ajudar a agricultura familiar e os pequenos agricultores de Poços de Caldas”

Participaram ainda do evento, o líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT); o líder do governo, Durval Ângelo (PT); o primeiro secretário da ALMG, Rogério Côrrea (PT); e os deputados Ulysses Gomes (PT), Marília Campos (PT), João Magalhães (PMDB), Cristiano Silveira (PT), Dr. Jean Freire (PT), Geraldo Pimenta (PCdoB), Tony Carlos (PMDB), além de prefeitos e de representantes de entidades ligadas à agricultura familiar. 

Entrega - A entrega faz parte do programa “Do Campo à Mesa”, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e que prevê ações e projetos voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos desafios para a produção de alimentos mais saudáveis, geração de renda, além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população.

Os 61 kits fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!), que integra o programa “Do Campo à Mesa”. Os recursos são frutos de emendas parlamentares.

Cada kit é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças digitais, totalizando 5.520 itens. Os kits oferecem mais infraestrutura para o agricultor expor e vender suas mercadorias. As feiras livres são um importante canal de comercialização da produção agrícola, já que reduzem a distância entre quem produz e quem consome.

Além disso, foram entregues, por meio de termo de cessão às prefeituras, 26 caminhões com baú isotérmico e capacidade para o transporte de até 5,5 toneladas de carga livre. Os veículos serão usados para o transporte adequado de verduras, hortaliças e produtos processados, apoiando o escoamento da produção da agricultura familiar principalmente para os mercados institucionais públicos.

Eles estarão sob a gestão das prefeituras e atrelados à uma Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar. A aquisição desses veículos foi realizada por meio de edital da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do extinto Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), órgão vinculado ao governo federal.

Realizações - Entre 2015 e 2016, a Seda entregou 210 kits feira, beneficiando 149 municípios dos 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais, e 11 caminhões a 11 municípios de 10 territórios. 

Durante a solenidade de entrega, foi montada uma feira para a venda de produtos da agricultura familiar, na alameda em frente ao Palácio da Liberdade, e aberta ao público. Vinte empreendimentos comercializaram hortaliças, frutas, verduras, queijo e outros derivados do leite, doces, biscoitos, entre outros produtos.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes