Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Opinião

 
 

Reformas controversas geram insegurança

As propostas de reformas previdenciária e trabalhista, de iniciativa do governo federal, geram muita insegurança na sociedade. E isso repercute em todos os espaços políticos. Até mesmo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o tradicional embate entre a base de apoio e a oposição ao governo Fernando Pimentel é substituído por novos alinhamentos em Plenário.

Recentemente, aparteando o deputado Paulo Guedes (PT), Carlos Pimenta, do PDT, partido que faz oposição ao governo estadual, informou a decisão da bancada no Congresso Nacional de votar contra a Reforma da Previdência. O pedetista foi categórico ao registrar o alinhamento dos deputados estaduais de seu partido em Minas Gerais, com a posição adotada em Brasília. Demonstrando, dessa forma, que os alinhamentos políticos são variados, quando o assunto é o conjunto de mudanças nas regras da Previdência e nos direitos trabalhistas.

Movimentos sindicais e entidades representativas de aposentados e pensionistas vão também na mesma linha. As centrais sindicais, mesmo que divididas em tantos temas, se unificam no combate às mudanças propostas pelo Governo Federal.

As alegações de déficit no caixa da Previdência são contraditadas pelas centrais sindicais, técnicos e estudiosos do tema, além dos próprios servidores. Exemplo disso foi um estudo de auditores do INSS destinado a embasar o Governo Federal na elaboração das propostas de mudanças, que “vazou”, demonstrando que as Forças Armadas impactam, fortemente, os gastos previdenciários, muito embora seus membros não contribuam para o referido caixa.

A Ordem dos Advogados do Brasil já fixou também posição contrária às mudanças veiculadas na imprensa.

O importante é que o debate flua, com a máxima explicitação de números e argumentos. A sensação de insegurança que paira sobre a sociedade, sobretudo no que diz respeito ao tempo de contribuição e idade mínima, recomenda que a discussão e a deliberação sobre o tema seja precedida de muita informação e tolerância ouvir argumentos.

O Bloco Minas Melhor integra esse esforço de esclarecimento sobre esse e outros assuntos nacionais.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes