Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Opinião

 
 

Superar a intolerância é imperativo em Minas


O povo quer mais soluções para os problemas e menos blá-blá-blá

Minas Gerais tem que resistir a esse fenômeno mundial e nacional. Não há porque se repetirem aqui cenas de naturalização do machismo, do racismo, da homofobia, da xenofobia, da misoginia e da intolerância política que vemos pelas tv´s, rádios, redes sociais de internet, ou mesmo presencialmente nas ruas, nos locais de trabalho, de estudo ou de lazer.

O exemplo deve vir de todos os espaços públicos e privados.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, essa é umas das metas do Bloco Minas Melhor, da base do governo estadual. Só na democracia, a diversidade de opiniões e paixões pode ser festejada. Pensar diferente, argumentar, defender pontos de vistas particulares é mais do que lícito. É necessário.

Nesse sentido, o Bloco Minas Melhor começa o segundo biênio da atual Legislatura propondo um grande pacto pelo debate de alto nível. Crítico, sim. Porém, solidamente propositivo.

A base de governo, seja este qual for, perderia a razão se defendesse cegamente o Poder Executivo, como se ele não fosse passível de enganos e erros. A oposição, também em qualquer nível, contribui para a atmosfera de intolerância quando abdica de argumentar e apresentar alternativas concretas, diagnósticos, estudos, números que corroborem suas críticas. Ofender, adjetivar e desqualificar superficialmente é a arma de quem não tem a força de substantivar.

O Brasil perdeu com o clima de intolêrancia que se instalou nos acontecimentos nacionais recentes. Partidos e lideranças de todos os matizes ideológicos foram jogados ao fundo do poço nessa crise de credibilidade da política. Basta lembrarmos que, numa manifestação pró impeachment de Dilma Roussef, em São Paulo, lideranças nacionais do PSDB foram escorraçadas, sob os gritos de “oportunistas”, “corruptos”, “safados”. No Rio de Janeiro, até o fascista Jair Bolsonaro foi impedido de falar em algumas das concentrações. Nesse ambiente de crise econômica nacional e internacional, isso tende a se acirrar.

E é preciso evitar que essa atmosfera contamine nosso estado. Minas é Brasil, sim, mas também é diferente do Brasil. Aqui pode ser inaugurada uma nova dínâmica da política. Sem prejuízo de qualquer manifestação de divergências e de alternativas.

O povo quer soluções para os problemas. E não assistir a cenas de pugilato político.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes