Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

ALMG debate impactos da Hidrelétrica de Itapebi em Salto da Divisa

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) realizará na próxima terça-feira, 20, às 9h30, uma audiência pública para debater soluções para os diversos grupos de atingidos pela Hidrelétrica de Itapebi que há mais de 12 anos aguardam reparação. O encontro atenderá requerimento do deputado Dr. Jean Freire, vice-presidente da referida Comissão. 

A Usina está localizada no rio Jequitinhonha, divisa dos estados da Bahia e de Minas Gerais. Segundo relatos dos atingidos, desde o início da obra, várias violações foram cometidas, como a falta de informação e participação no processo de negociação e construção da hidrelétrica e perda de trabalho (lavadeiras, pescadores, pedreiros, extratores, garimpeiros). A população sofre com a falta de canalização da rede de esgoto, que, a princípio, era de responsabilidade da empresa.

Atualmente, todo o município de Salto da Divisa é atingido pela UHE Itapebi. Após o funcionamento da hidrelétrica, a situação das casas do município apresentam rachaduras. Muitas famílias estão em situação de risco, mas não foram realocadas. Os que tiveram “assistência” da empresa vivem de aluguel. A Itapebi Geração de Energia não propõe um plano concreto de reassentamento para os atingidos. O que ficou depois da obra foram somente problemas.

A construção da UHE Itapebi foi iniciada em 1999 pela Neoenergia e entrou em operação fevereiro de 2003. A Itapebi Geração de Energia, empresa na qual o Grupo Neoenergia, detém 100% de participação. UHE Itapebi tem a capacidade de geração total de 1,88 milhão MWh/ano de energia, com contrato até 2017 pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), distribuidora do Grupo Neoenergia.

Audiência pública Hidrelétrica de Itapebi
Data: Terça-feira, 20 de dezembro
Horário: 9h30
Local: Plenarinho IV da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Andar SE – Santo Agostinho – BH/MG)

Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes