Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Lula defende direito à moradia e cobra de governos soluções para área habitacional em BH


Deputados do PT se encontram com Lula em BH

Assessoria da bancada do PT

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva visitou na terça-feira (29/11) as famílias das ocupações do Izidora, na Região Norte de Belo Horizonte. No local vivem 8 mil famílias, totalizando uma população de 30 mil pessoas abrigadas em mais de 3 mil casas de alvenaria.

Lula participou de uma reunião com residentes e representantes de movimentos sociais. Depois, assistiu ao vídeo de um dos protestos, que mostra a Polícia Militar reprimindo os moradores, inclusive com bombas de gás lacrimogêneo.

O ex-presidente condenou a truculência e defendeu os direitos dos moradores. “Vocês estão exercendo seu direito. Agora, os governos têm que fazer a parte deles e trazer estrutura para vocês morarem com dignidade”, disse Lula. “Muita gente acha que as pessoas vão ocupar porque gostam de dormir debaixo de lona. Não. Querem é o direito constitucional da moradia”, enfatizou.

O líder do Bloco Minas Melhor, deputado estadual Rogério Correia (PT), e outros parlamentares da bancada do PT na Assembleia Legislativa acompanharam a visita do ex-presidente.

O deputado Dr. Jean Freire lembrou a importância da presença do ex-presidente que se colocou a disposição para intermediar, ao lado do deputado, o diálogo entre os moradores e os poderes executivos de Minas e de Belo Horizonte. “É sempre muito emocionante estar ao lado do ex-presidente Lula, sobretudo em agendas de alta relevância social e junto ao povo”, afirmou o deputado Dr. Jean Freire.

Deputado Dr. Jean Freire se encontra com Lula no Izidora

Foto: Mariana Starling

Já a deputada Marília Campos lembrou que há mais de quatro anos a população do Izidora vive sem ser bem tratada pelo poder público. “Só há um caminho para resolver a questão, que é a urbanização dessa região. Isso aqui é caso de justiça social. É por esta razão que defendo que os moradores sejam beneficiados com moradia, mas também com água, esgoto, escola, saúde e toda infraestrutura necessária", afirmou.

Encontro com catadores

Lula participou, no dia anterior, da 7ª Expocatadores 2016, evento anual do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR), um movimento que completa 15 anos. Com a propriedade de quem colocou os catadores no mapa econômico do Brasil, Lula argumentou: “Se a gente quiser resolver a economia deste país, a gente tem que colocar os pobres dentro do Orçamento da União. Sem isso, não tem solução”.

A afirmação de Lula se dá no contexto político-econômico em que, na contramão do que se fez nos últimos 13 anos no Brasil, a busca pelo crescimento da economia se dá excluindo as classes de renda mais baixa – via políticas de arrocho econômico e abandono de programas sociais que já provaram sua eficácia.

O ex-presidente lembrou que, logo em seu primeiro ano de governo (2003), criou o Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores de Lixo (CIIS). Desde então, não cessaram as políticas para a inclusão dos catadores na economia formal e no mercado de trabalho e consumo brasileiros.

“No primeiro encontro que eu tive com vocês, eu nunca imaginei que vocês teriam um movimento tão organizado”, recordou Lula, que enumerou as ações de sua administração em prol da política de coleta de material reciclável. “Eu lembro quando criamos a Lei Nacional do Saneamento Básico (2007), que prioriza as cooperativas na coleta seletiva. Eu lembro da Medida Provisória que deu incentivos fiscais (desconto no IPI) aos empresários que comprassem materiais recolhidos por catadores”.

O deputado Ulysses Gomes (PT) que entre outras conquistas, o ex-presidente sancionou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. “Lula teve um papel fundamental na inclusão desses trabalhadores que passaram a contribuir de forma ativa na economia, não só com a geração de trabalho e renda mas com a circulação de recursos que acabaram aquecendo a economia no comércio dos bairros onde as pessoas vivem. Hoje estão acabando com essas conquistas. Por isso, precisamos retomar com urgência o crescimento do nosso país, valorizando ainda mais esses trabalhadores.  


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes