Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Minas Gerais fica livre de resíduo tóxico após polêmica em Sarzedo


Na época superintendente da Ecovital alegou que era "Mais barato queimar em Sarzedo”.

Por Sarah Santos e Assessoria de Imprensa da ALMG

Na última quarta-feira (30/11) a deputada Marília Campos (PT) informou que foi regulamentada a lei estadual que proíbe o descarte, armazenamento e incineração de resíduos tóxicos no estado de MG. O assunto foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, e assim como a população se manifestou, a deputada Marília campos (PT) fez cobranças à Secretaria de Meio Ambiente e ao Conselho de Política Ambiental (COPAM) para que a lei fosse regulamentada. “A vitória com essa regulamentação da lei protege o meio ambiente e protege a vida das pessoas, foi uma vitória nossa junto a discussão feita na assembleia legislativa em prol da qualidade de vida principalmente da população de Sarzedo e do transporte público que seria afetado, afirmou a deputada.

Sarzedo

O destino de cerca de três mil toneladas de resíduos organoclorados produzidos pela fábrica Rhodia, em Cubatão (SP), feita pela usina Ecovital, em Sarzedo (Região Central do Estado), foi tema de acalorado debate em audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em fevereiro deste ano. Os resíduos foram produzidos entre as décadas de 1960 e 1990 na Baixada Santista. Do total, 500 toneladas foram incineradas no município mineiro, o que teram gerado protestos da população.

Componentes organoclorados, como o Pentaclorofenol e o Hexaclorobenzeno, foram usados por muito tempo no Brasil como inseticidas e possuem ação cancerígena, tendo seu uso banido por causarem grave impacto ao ecossistema, grande estabilidade química (que os tornam de difícil descarte) e toxicidade.


 


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes