Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Assembleia prepara Agenda das Mulheres 2017


Bancada feminina e sociedade civil organizam uma série de eventos para marcar Dia Internacional da Mulher

Por Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Começou nesta terça-feira (29/11), com uma reunião preparatória, a organização dos eventos que vão marcar o Dia Internacional da Mulher, em 2017, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A bancada feminina no Legislativo, em parceria com diversas entidades da sociedade civil, pretende definir uma Agenda das Mulheres, um calendário de atividades que terá um evento de abertura, na semana do dia 8 de março. Na ocasião, será apresentado o relatório final da Comissão Extraordinária das Mulheres, que funciona na Assembleia desde março de 2015.

Logo após o lançamento da agenda, deverão ser realizadas quatro audiências públicas, no interior do Estado, com discussões relacionados à proteção da mulher, educação, empoderamento feminino e prevenção à violência. No mês de abril, um ciclo de debates na ALMG fechará a programação. Na reunião desta terça (29), representantes de dezenas de entidades sugeriram temas e algumas cidades para sediar as audiências. Na opinião da deputada Rosângela Reis (Pros), que coordenou o encontro, um dos eixos centrais da discussão deverá ser o papel da educação para mudar comportamentos e formar uma consciência pela não violência contra a mulher.

Maria Geralda de Souza, dos movimentos de luta pela reforma agrária, fez um apelo para que um dos encontros seja no Vale do Jequitinhonha e as mulheres vítimas de violência nos quilombos e nos assentamentos sejam ouvidas. Denise de Paula, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (Sind-UTE), pediu atenção especial para retomar a discussão de gênero nas escolas mineiras. Outras participantes enfatizaram a necessidade de olhar para as questões específicas das mulheres negras; outras, como Izabel Brandão, da Pastoral da Mulher, destacaram a importância de rever a "institucionalização do machismo" e também convidar os homens a participar do debate.

Prevenção - Sandra Rondi, representante da Igreja Batista Getsemani, lembrou que também é fundamental discutir a prevenção da violência contra a mulher, combatendo as dependências químicas. "Nossa experiência na recuperação de dependentes químicos mostra que a maioria dos agressores está sob efeito de álcool ou drogas. Prevenir essa dependência é prevenir também a violência doméstica", alertou.

Já Margareth Dionísia Costa, do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol), acredita que a informação é uma poderosa arma de combate à violência, inclusive no ambiente de trabalho. "A maior parte das mulheres não sabe dos seus direitos, não sabe como ou onde reclamar", enfatizou ela, que milita na defesa das mulheres há mais de 20 anos.

Pauta extensa é desafio para organizadoras

Diante dos vários temas levantados durante a reunião e que devem pautar as comemorações do Dia da Mulher, a presidente do Movimento Popular da Mulher (MPM/BH), Maria Izabel Ramos de Siqueira, a Bebela, enfatizou: "Quando nos encontramos, vivemos essa aflição por querer colocar todos os assuntos na mesa. São tantas necessidades, que ficamos angustiadas".

Entre outras reivindicações, Bebela cobrou dos deputados mineiros a aprovação da PEC 16/15, uma das principais causas defendidas por Marília Campos (PT), e que assegura a presença de ao menos uma mulher na mesa diretora da Assembleia. A deputada Rosângela Reis informou que o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), se comprometeu a colocar a proposta na pauta do Plenário ainda este ano.

Para prosseguir na organização dos eventos que vão marcar o Dia Internacional da Mulher está marcada uma nova reunião preparatória, na próxima terça-feira (6/12), às 9 horas, na sala de reuniões da Gerência-Geral de Projetos Institucionais da Assembleia.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes