Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Comissão propõe que Estado recupere Parque Fernão Dias

Por Ilson Lima

Fotos Clarissa Barçante


Por encaminhamento aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na quarta-feira (14/10), a Assembleia Legislativa solicitará a intervenção do governo do Estado para recuperar uma das maiores áreas verdes do Estado, o Parque Fernão Dias, que se estende territorialmente pelos municípios de Contagem e Betim.

Há dois anos, o Estado cedeu aos municípios de Contagem e Betim a administração da reserva, que ocupa ocupa uma área de mais de 1,2 milhão de metros quadrados, o equivalente a mais de 100 estádios de futebol como o Mineirão (que mede aproximadamente 10 mil metros quadrados). Segundo especialistas e moradores das duas cidades presentes à reunião, a maior parte do parque está degradada.

A proposta foi feita pela presidente da Comissão, deputada Marília Campos (PT), que considera ser inviável, no momento, alternativas que não passem pela conjugação de esforços das instituições públicas, privadas e entidades da sociedade civil. Objetivamente, aprovou-se a formação de um grupo de trabalho formado pela ALMG, prefeituras, Estado, moradores e lideranças comunitárias, cujo papel será o de buscar alternativas para a recuperação do parque.

Por decisão da audiência, será requerido à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que assuma a articulação política com as prefeituras de Betim e Contagem e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o propósito de recuperar o patrimônio público.

A parlamentar ressaltou que os representantes da Comissão fizeram uma visita técnica ao parque, no dia 3 de setembro, e constataram que o local está subutilizado e em situação de abandono, apesar de ser uma região rica e privilegiada para o convívio, o lazer e a prática do esporte. “O espaço foi concedido ao município de Contagem, mas nada foi feito. Queremos devolver este local de humanização para a sociedade e, como é necessário um investimento alto, precisamos unir forças”, disse.

Uma nova audiência pública será marcada para que o Estado apresente um estudo e proposta de reestruturação do parque. “O Fernão Dias não é só o pulmão mas também a caixa-d’água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pelas nascentes que possui, e tem que ser preservado como um patrimônio de toda a sociedade”, concluiu Marília Campos.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes