Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Feiras livres são aposta do governo para ampliar renda da agricultura familiar


O Governo de Minas Gerais distribuiu para associação de agricultores familiares cerca de 150 kits de feira livre em 2016

Por Gabinete do deputado Ulysses Gomes com informações da Agência Minas

O Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), tem contribuído para ampliar a renda da agricultura familiar.

Só neste ano o Governo de Minas Gerais distribuiu para associação de agricultores familiares cerca de 150 kits de feira livre, com investimentos que chegam a R$ 1,5 milhão. A previsão é que até o fim do ano, os recursos cheguem a R$ 2 milhões. Cada kit feira é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças de precisão.

Por intermédio do deputado Ulysses Gomes e do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, diversas cidades do Sul de Minas foram contempladas com o kit, entre elas Brazópolis, Baependi, Caldas, Cambuí, Gonçalves, Itamonte, Monte Sião e Piranguinho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Cambuí, Moisés Affonso, os kits foram entregues para feirantes e artesãos. Os materiais já foram distribuídos e são utilizados nas feiras que acontecem às quartas e sábados. Para o prefeito Dirceu Dias, a ação foi muito importante, já que muitos não possuíam esses materiais, suprindo a demanda.

O município de Gonçalves também recebeu 10 kits de feira. Segundo a prefeita Lourdinha, os feirantes ganharam mais visibilidade a partir da chegada dos novos materiais. “Eles estão melhor acomodados. Conseguem vender produtos da região para moradores e turistas”, explica.

Um exemplo da importância da feira livre para a agricultura familiar é a experiência do agricultor familiar Edmar Rodrigues Souza. Casado e pai de três filhos, há oito meses ele deixou de lado o trabalho de servente de pedreiro na construção civil para investir na agricultura familiar.

“Graças ao dinheiro da feira posso sustentar minha família. Ainda faço alguns bicos, mas minha renda vem da roça”, conta Edmar Soares.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes