Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Projeto de Lei que promove mudanças na Defensoria Pública está pronto para o plenário


Defensores e deputados comemoram aprovação do PLC nas comissões

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

Foto: Minas Melhor

Relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Isauro Calais (PMDB) foi um dos principais articuladores entre Assembleia Legislativa, Defensoria Pública do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para a construção de um novo texto para o Projeto de Lei Complementar (PLC) 51/16, que promove a organização da Defensoria e atualiza critérios e competência de seus servidores. O deputado Cabo Júlio (PMDB), que ajudou a aprovar o projeto na CCJ, participou também das tratativas com os órgãos, já que o PLC é de autoria da própria Defensoria.

Pronto para ser votado em Plenário, já que a proposta também foi aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), um dos principais pontos do PLC é o de buscar paridade da Defensoria Pública com outros órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. “A Defensoria é uma instituição independente e precisa buscar essa regulamentação dentro da reforma que foi proposta, para poder melhorar o atendimento que presta ao cidadão”, disse o deputado Vanderlei Miranda (PMDB), relator do Projeto na FFO.

Outro ponto importante do Projeto de Lei Complementar é a criação da Escola Superior para formação e capacitação dos servidores. De acordo com a defensora geral do estado, Christiane Malard, a defensoria conta hoje apenas com uma coordenação de capacitação. “A escola vai nos ajudar a capacitar e habilitar ainda mais nossos servidores, para que essa assessoria jurídica integral e gratuita que os defensores prestam aos cidadãos, possa se tornar mais eficiente, humanizada e mais célere”, destacou.

O PLC cria ainda a ouvidoria da Defensoria Pública que hoje conta apenas com uma corregedoria. “Será um mecanismos que permitirá ao cidadão ter mais acesso aos serviços prestados pelo órgão”, disse Malard.

Os deputados André Quintão (PT), Thiago Cota (PMDB) e João Magalhães (PMDB) se articularam para aprovar o PLC nas comissões.




Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes