Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Importância da participação do jovem na política é tema de debate com estudantes em Ibirité


A participação dos jovens na política é essencial para o avanço da democracia em nosso País

Por Jean Piter

Como a política afeta a vida das pessoas e porque os jovens devem se interessar por isso. Para debater esta questão, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira (30/08/16), em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O encontro, promovido pela Comissão de Direitos Humanos, no auditório da Fundação Helena Antipoff, contou com a participação de dezenas de estudantes da rede pública da região.

O autor do requerimento para a reunião, deputado estadual Cristiano Silveira, falou sobre sua trajetória política, desde o ingresso no movimento estudantil secundarista até o Legislativo. “Eu era estudante, assim com a maioria dos que estão aqui hoje, e não conhecia meus direitos. Ingressei então na vida pública para poder contribuir com a construção de um país melhor. Espero que, futuramente, vocês também tenham vontade de exercer cargos no Poder Público”.

A presidente da Fundação Helena Antipoff, Maria do Carmo Lara, destacou a necessidade de romper com os esteriótipos da política. “A política no nosso país está criminalizada. Virou sinônimo de corrupção. Simplificam na pessoa do político, mas não é bem assim. A política é na verdade a ação do bem comum. É a escola integrada, o emprego, as ações culturais e esportiva. Por isso é importante que o jovem participe para saber seus direitos e seus deveres”.

Movimento Estudantil

A diretora de Comunicação da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), Scarllethy Alves, falou sobre o projeto da “Escola Sem Partido”. Segundo ela, a proposta é uma ameaça à democracia. “Essa lei da mordaça é um retrocesso. Ninguém vai poder dar opinião sobre política, isso vai afastar a participação dos jovens. A política está em todas as áreas da nossa vida. Não podem tirar de nós o direito de reflexão, de organização e de participação social”.

Para Bárbara Ravena, superintendência de Intersertorialidade da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), os jovens precisam se mobilizar para não perder direitos. “Estamos passando por um momento delicado, por um golpe de estado. O governo interino está cortando programas e investimentos da educação. Isso vai tirar a oportunidade de muitos de vocês de entrarem na faculdade. É preciso lutar contra isso por meio da política”. 



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes