Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Governo entregará obras da LMG-855 que vão beneficiar produtores rurais na RMBH


A LMG-855 está em fase de conclusão e deverá ser entregue à população de Taquaraçu e entorno nos próximos meses

Por Agência Minas e Assessoria do Núcleo de Comunicação BMM

Com investimentos de R$ 42,35 milhões, o Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem  (DER/MG), está perto de concluir as obras de pavimentação e melhoramento da LMG-855. As intervenções têm por objetivo a ligação de Taquaraçu de Minas ao entroncamento da MG-020.

A rodovia, com 17,36 quilômetros de extensão, localizada no Território Metropolitano, na parte nordeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve as obras retomadas em julho do ano passado. No momento, já foram executadas mais de 98% de terraplenagem e 96% da pavimentação já foram implantadas.

Membro da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) disse que a notícia é uma prova de que o governo está trabalhando para atender as prioridades da sociedade mineira. ““É com alegria que recebo o anúncio do Governo do Estado sobre a conclusão das obras da LMG-855, Taquaraçú de Minas ao entroncamento da MG-020, pois essa é uma antiga reivindicação da população”, ressaltou.

Segundo o parlamentar, “a melhoria e a pavimentação de estradas são uma necessidade econômica e social de várias regiões do Estado. A LMG 760, por exemplo, esperava há anos a solução e o governador assumiu o compromisso de pavimentá-la. É assim que vamos construir uma nova Minas Gerais, ouvindo as demandas do povo e, com trabalho, realizando seus sonhos”, declarou Celinho do Sinttrocel.

Rodovia estadual

A LMG-855 vai proporcionar aos moradores de Taquaraçu de Minas mais segurança em relação ao trânsito, na medida em que reduzirá o volume de tráfego de veículos de passeio e de cargas pelas vias urbanas do município. Além disso, os motoristas terão nova opção de acesso à capital mineira e, no sentido inverso, à BR-381.

Construída com capacidade para suportar o tráfego intenso e pesado, a LMG-855 foi projetada com as camadas de base e sub-base reforçadas, e com duas camadas de asfalto, totalizando dez centímetros de espessura em toda a sua extensão, o que consumirá ao final do revestimento da via cerca de 40 mil toneladas de massa asfáltica. Para garantir melhor controle executivo do material a ser aplicado, menos perda, temperatura de aplicação compatível com o grau de compactação satisfatório, transporte e distribuição da massa ajustada com o ritmo da obra, a empresa contratada trabalha com uma usina móvel de asfalto no canteiro de obras, instalado às margens da rodovia.

Como a longevidade do piso asfaltado está diretamente relacionada ao tratamento adequado de cada camada do aterro da via, bem como das camadas de pavimentação – subleito, sub-base, base e CBUQ (Concreto Betuminosos Usinado Quente) – há também em funcionamento no canteiro de obras da LMG-855 o laboratório de solo, importante para o cálculo dos índices ideais a serem trabalhados na obra, tais como: densidade e umidade; granulometria e limites físicos; graus de compactação das camadas de aterro, das camadas do pavimento, do CBUQ, dentre outros dados.

Depois de concluído, o empreendimento beneficiará diretamente não só os 3,8 mil habitantes de Taquaraçu de Minas, mas também os produtores rurais da região que movimentam a economia local, com a produção de gado de corte, leite, queijo, verduras, legumes e frutas que terão uma redução de cerca de dez quilômetros no acesso à Ceasa, além da indústria de tijolos e extração de quartzo. Na última etapa da obra, com conclusão prevista para o mês de setembro deste ano, serão implantadas a sinalização horizontal (faixas de pista) e a vertical (placas), as defensas metálicas e realizadas revegetação dos taludes e o plantio de 3.200 mudas de árvores.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes