Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Comissão aprova indicação de João Paulo Sarmento a diretor do IEF


A indicação de João Paulo Sarmento para o cargo de diretor-geral do IEF terá que ser aprovada ainda pelo plenário da ALMG e depois ir à sanção do governador

Por Ilson Lima

Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na terça-feira (09/08), parecer favorável do relator, deputado Cristiano Silveira, à indicação do engenheiro florestal João Paulo Mello Rodrigues Sarmento ao cargo de diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O parecer segue para o plenário, para ser apreciado em turno único.

A reestruturação do órgão, diante da nova lei do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) será uma das prioridades do engenheiro. “João Paulo tem um currículo que demonstra ser ele um conhecedor da autarquia florestal e deu respostas com clareza e conhecimento sobre as questões  colocadas pelos deputados, entre elas as mudanças ocorridas no Sisema, aprovadas recentemente por esta Casa, e vários outros assuntos, sempre respondendo com absoluta segurança”, ressaltou Cristiano Silveira, que disse aguardar com expectativa a gestão da nova equipe do IEF, sob a condução do engenheiro João Paulo Sarmento. “Espero que ele zele pelo nosso patrimônio, pelos recursos naturais do Estado, combinando essa atuação com a desburocratização dos processos que tratam do desenvolvimento de Minas Gerais, na emissão ágil dos documentos necessários ao setor produtivo”, apontou.

Funcionário do IEF desde 1988, Sarmento disse que as mudanças vão garantir a efetivação de ações planejadas em novos programas. “Temos que reestruturar a autarquia, o que será possível com a retomada de antigas funções que eram exercidas pelo órgão, ativando as regionais e núcleos que temos no interior”, frisou. Segundo ele, um dos desafios será realizar o desenvolvimento das florestas de produção, que ocupam 1,3 milhão de hectares no Estado. 

O IEF tem por finalidade desenvolver e implementar as políticas florestal e de biodiversidade do Estado, visando a manutenção do equilíbrio ecológico, conservação, preservação, uso sustentável e recuperação dos ecossistemas.

Currículo

O indicado para assumir o cargo de diretor-geral do IEF, João Paulo Mello Rodrigues Sarmento, é engenheiro florestal, admitido no instituto em junho de 1988, exercendo atividades do Escritório Florestal de São Francisco (Norte de Minas) com atribuições em fiscalização, viveiro florestal, fomento florestal, educação ambiental, proteção florestal e demais atividades inerentes à instituição.

Em agosto de 1990, foi designado coordenador do programa Proflorestas, que executava atividades com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), de desenvolvimento institucional, fomento florestal, fiscalização florestal e monitoramento da cobertura florestal do Estado. Desde então, exerceu vários cargos na autarquia e em entidades ligadas ao meio ambiente.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes