Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Minas lança Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social


Dep André Quintão:

Assessoria do deputado André Quintão

Foi lançada na quinta-feira (28/07), em Belo Horizonte, a Frente Mineira em Defesa do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e da Seguridade Social, com o objetivo de lutar contra os retrocessos que retiram direitos conquistados pelos brasileiros e ameaçam os avanços sociais do País. O lançamento aconteceu na reunião do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS), no auditório do CREA, com a presença de representantes de mais de 80 municípios.

O deputado André Quintão participou do Ato e elogiou a iniciativa. “Nosso mandato está à disposição para ser um dos suportes dos trabalhos da Frente em Defesa do SUAS. Estamos também articulando uma rede de parlamentares federais, estaduais e municipais em torno desta causa, que é de todos nós”, afirmou.

André resgatou um pouco da história de construção do SUAS e das conquistas alcançadas em dez anos para a população brasileira. “Essa arquitetura de Política Pública está em risco hoje; está em desconstituição o Sistema da Seguridade Social e por um governo que assume com a marca da ilegitimidade para fazer mudanças que, por si, já seriam muito nefastas”, destacou. Para André, é preciso intensificar essa luta e não aceitar que essas políticas voltem a caminhar em direção ao assistencialismo.

A Frente Mineira em Defesa do SUAS e da Seguridade Social já nasceu com 23 entidades representativas de gestores, trabalhadores e usuários das políticas públicas, além de Universidades e outros setores da sociedade civil. Novas adesões estão sendo registradas a todo momento.

As entidades subscrevem um Manifesto que lista onze princípios e ações que devem, necessariamente, ser mantidos e ampliados para garantir os direitos previstos no Sistema Brasileiro de Seguridade Social, instituído pela Constituição de 1988, que reúne a SAÚDE, a PREVIDÊNCIA e a ASSISTÊNCIA SOCIAL. O Manifesto destaca, também, o caráter democrático dessas políticas públicas e os avanços conquistados com a construção do SUAS, o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos e deficientes, entre outros, que garantiram a saída do Brasil do Mapa da Fome e retiraram milhões de famílias brasileiras da pobreza extrema.

Entre as entidades que já integram a Frente Mineira estão o INSS, os  Cursos de Serviço Social PUC/Minas - Campus Contagem, o Centro Universitário Una, os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP/MG), a 
Frente Brasil Popular, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais, o Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais, o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Sete Lagoas, o Mandato parlamentar André Quintão.  O Manifesto incentiva, também, a criação de Frentes Municipais para difundir e fortalecer a mobilização.

Clique aqui e leia a íntegra do MANIFESTO e veja a lista completa das entidades que já integram a Frente Mineira.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes