Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Providências para evitar risco de rompimento já constavam em relatório da Comissão


Resíduos de Fundão foram para na barragem de Candonga

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

Foto: Divulgação

Após ser alertado sobre o risco de rompimento da barragem da Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), localizada há cerca de 100km de Mariana, o presidente em exercício, Michel Temer, convocou na terça-feira (19/07) uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e com técnicos do governo, para cobrança de providências. As informações são do Portal G1.

A fragilidade da barragem que, de acordo com a notícia pode se romper com a pressão da água caso ocorra chuvas nos próximos 15 dias, já havia sido apontado pelo relatório da Comissão de Barragens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O relator, deputado estadual Rogério Correia (PT), que visitou toda a região atingida pelos resíduos, pontuou que o relatório entregue ao parlamento mineiro e à justiça explica claramente a necessidade de monitoramento da qualidade física e química da água dos rios Gualaxo do Norte e Carmo e da represa de Candonga, que fica no município de Rio Doce.

Além do alerta de um novo acidente, o relatório apresenta ainda uma série de recomendações entre elas, a drenagem dos rios, a retirada dos resíduos e a elaboração de um plano de recuperação das áreas atingidas

Rogério lembrou também que a Samarco está trabalhando na contenção da lama que ainda escorre de Fundão, mas lembrou que é preciso uma enorme força-tarefa para que todo o resíduo acumulado ao longo dos afluentes do Rio Doce seja retirado.


De acordo com o relatório, a lama que desceu até o Rio Doce e chegou ao mar paralisou a usina Hidrelétrica Risoleta Neves, que foi sacrificada por reter cerca de 10 milhões m3 de rejeitos.  


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes