Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Municípios do Vale do Jequitinhonha ganham reforço para combater efeitos da seca

Por Assessoria de imprensa do deputado Dr Jean Freire/ Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor


O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), tem contribuído para a melhoria das condições de vida do povo do Jequitinhonha. Na quarta-feira, (22/06), o deputado estadual Dr. Jean Freire participou da entrega de tubos e caixas d´água do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca para 68 comunidades, pertencentes a 25 municípios do Vale do Jequitinhonha. As solenidades foram realizadas nos municípios de Jequitinhonha e Araçuaí. Filho da região, o parlamentar enfatizou que a buscar por amenizar os problemas da seca é um ato de sensibilidade da gestão Fernando Pimentel, que já esteve 5 vezes no Vale. "Precisamos parar de usar os caminhões-pipa como solução temporária. Essa região é a que mais sofre historicamente com a seca". Ele parabenizou os maiores beneficiados: os agricultores familiares.

Foi a primeira entrega de material para equipar poços tubulares perfurados nos últimos meses por meio da ação emergencial do governo de Minas. O plano está sendo executado pela Sedinor e seu órgão operacional, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), visando a melhoria do abastecimento de água nos municípios que decretaram situação de emergência devido à seca.

Nesta primeira etapa, foram distribuídos 68 reservatórios e 163.200 metros de tubos, que levarão água a cerca de 2.000 famílias. Os itens foram entregues aos prefeitos dos municípios em que as perfurações tiveram vazão de água. A partir de agora, as prefeituras ficam responsáveis pela instalação dos equipamentos, o que acontecer nos próximos dias. 

Os municípios que receberam os tubos e caixas d´água foram: Araçuaí, Bandeira, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Caraí, Chapada do Note, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, José Gonçalves de Minas, Mata Verde, Medina, Padre Paraíso, Palmópolis, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Santo Antônio do Jacinto e Virgem da Lapa.

O secretário interino da Sedinor, Gustavo Xavier, enfatizou que é uma medida do Estado para amenizar os problemas na região. “A Sedinor tem um papel muito claro que é buscar soluções para os problemas que mais afligem o Norte e o Nordeste de Minas Gerais. A seca tem se agravado muito, por isso esse plano emergencial é tão importante, fortalecendo e ampliando o trabalho que já era feito pelo Sistema Sedinor/Idene por meio do programa Água para Todos. São ações que ajudam as pessoas que mais precisam a passarem por este momento tão difícil”, afirmou.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes