Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Dique melhora qualidade da água mas rejeitos ainda poluem rios em Mariana, Paracatu e Barra Longa


Resíudo de minério ainda poluem os rios

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

Em última visita a Samarco, em Mariana (MG), realizada na segunda-feira (20/06) pela Comissão Extraordinária de Barragens antes da leitura do relatório final, prevista para 30 de junho, o presidente da Comissão, deputado Agostinho Patrus (PV); o relator, deputado Rogério Correia (PT), e os deputados Marília Campos (PT) e Thiago Cota (PMDB) conheceram de perto as obras de contenção que estão sendo feitas pela empresa desde o rompimento da Barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015. O objetivo é diminuir a quantidade de rejeitos que ainda são levados pelas águas dos córregos e pela chuva.

O dique S3, construído abaixo da Barragem de Santarém, próximo a Bento Rodrigues, já apresenta um bom resultado a partir da decantação da lama. “Conseguimos ter uma percepção visual, já que a mostra de água que colhemos logo após o dique S3 é bem mais clara que aquela que colhemos sem o tratamento. Mas ainda é preciso limpar as margens dos rios Gualaxo e do Carmo que ainda levam rejeitos para o Rio Doce. E essa é uma tarefa que a Samarco e a Vale tem que fazer”, alertou o deputado Rogério Correia.

Dique S3 construído pela samarco

A Samarco estuda ainda a possibilidade de construir um quarto dique já no perímetro de Bento Rodrigues, o que causaria um alagamento na região e encobriria um muro de pedra centenário, considerado patrimônio local. A construção depende da aprovação dos órgãos ambientais e de proteção do patrimônio.

Para a deputada Marília Campos, as obras realizadas ainda estão aquém do se espera para a recuperação dos estragos. “Ainda há muito trabalho a ser feito e cabe a nós parlamentares e à Assembleia Legislativa atuar de maneira firme para que a empresa assuma suas responsabilidades e pague pelos crimes cometidos”, disse.

A comissão aproveitou a viagem a Mariana para visitar os distritos de Bento Rodrigues e Gesteira, além das cidades de Paracatu de Baixo e Barra Longa. O próximo passo será discutir os detalhes finais em reunião marcada para quinta-feira (23/06) e concluir o relatório final. A votação do parecer deverá acontecer em reunião marcada para 7 de julho na Assembleia Legisltiva.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes