Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Semana será marcada pela etapa final do Fórum Técnico Plano Estadual de Educação


Secretária Macaé Evaristo vai acompanhar os trabalhos / Foto: Divulgação

Assessoria de Imprensa ALMG


Começa na quarta-feira (15/06) a etapa final do Fórum Técnico Plano Estadual de Educação, que tem como objetivo elencar as propostas que irão nortear as políticas públicas para o setor nos próximos 10 anos.

Uma parte da programação será destinada a palestras e outra às atividades dos grupos de trabalho (GTs). É grande a expectativa dos participantes em torno da discussão das 20 metas do Plano Nacional de Educação, cujo debate será dividido em oito grupos de trabalho. O grupo 2, que tratará de “Inclusão educacional, diversidade e equidade”, já tem, até o momento, mais de 230 inscritos. A polêmica está concentrada nas metas 8 e 9, que tratam da educação de jovens e adultos.

O painel de abertura da etapa final do fórum, na quarta-feira (15), às 9h30, terá como tema “Avaliação dos dois anos de vigência do Plano Nacional de Educação, com foco no Estado de Minas Gerais”. Participam o coordenador do Fórum Nacional de Educação e secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo; a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; e o doutor em Educação e professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Teodoro Adriano Costa Zanardi.

À tarde, dois painéis, sendo o primeiro, às 14 horas, sobre “Aspectos estruturantes para a educação de qualidade em Minas”. Este painel será subdividido em dois temas: o primeiro será “Valorização dos profissionais da educação e gestão democrática”, com o assessor técnico e ex-presidente da Undime Nacional e presidente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Carlos Eduardo Sanches, e o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Luiz Araújo. O segundo será “Financiamento da educação”, com o pesquisador da Fundação João Pinheiro (FJP) Bruno Lazzarotti Diniz Costa.

O segundo painel está previsto para as 15h10 e tratará do “Desenvolvimento da educação básica ao ensino superior”, com o tema “Universalização e superação das desigualdades na educação básica”, com a professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Samira Zaidan. O segundo tema do painel será “Formação para o trabalho e promoção humanística, científica e tecnológica do Estado - ensino superior e educação profissional”, com a professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros, Maria Aparecida Colares Mendes.

Na quinta-feira (16), das 9 às 19 horas, está prevista a discussão das 20 metas do Plano Estadual de Educação pelos participantes, divididos em oito grupos de trabalho. Quem se inscrever para a discussão deverá fazê-lo individualmente, sendo opcional a inclusão dos dados da instituição a que pertence. Novas inscrições não vão ser aceitas no dia do evento. Os inscritos deverão escolher apenas um dos oito grupos para participar, sendo que mudanças de grupo não serão aceitas.

Os GTs serão acesso e universalização; inclusão educacional, diversidade e equidade; qualidade da educação básica; educação profissional; educação superior; formação e valorização dos profissionais da educação; gestão democrática; e articulação entre os sistemas de educação e financiamento. Serão discutidas 538 propostas recolhidas até o momento. Destas, 263 são modificações ao texto original do plano estadual e 275 são propostas totalmente novas, não abordadas anteriormente pelo documento.

Na sexta-feira (17), de 9 às 17 horas, será realizada a plenária final, com a aprovação e priorização das propostas apresentadas pelos oito GTs; eleição pelos GTs e apresentação dos integrantes da Comissão de Representação, encarregada de acompanhar os desdobramentos do fórum técnico, e, finalmente, a entrega do documento de propostas ao presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes