Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Futuro da Utramig será debatido em audiência pública


Fundação oferece cursos técnicos e profissionalizantes

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

Foto: Divulgação


A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia aprovou na quarta-feira (08/06) requerimento para a realização de uma audiência pública que vai debater em 14 de junho a proposta de extinção da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), prevista em projeto de lei que integra a reestruturação administrativa do governo do estado. Com o fim da instituição, que oferece cursos técnicos e profissionalizantes, as atividades exercidas por ela hoje seriam transferidas para a gestão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Para a deputada Marília Campos (PT), autora do requerimento junto com os deputados Rogério Correia (PT), Paulo Lamac (REDE) e Celise Laviola (PMDB), a Utramig desenvolve um importante papel na formação profissional de jovens e adultos. “Entendo que há uma necessidade da realização de uma reforma por parte do estado, mas não podemos perder a Utramig, que prepara os nossos jovens para um importante nicho do mercado de trabalho”, disse.

De acordo com o diretor da instituição, Lindomar Gomes, nos últimos 18 meses a Utramig já realizou cursos técnicos e de qualificação profissional em 13 dos 17 territórios mineiros. “Outros órgãos do Estado estão com dificuldades para executar até mesmo o PRONATEC, por não terem autonomia administrativa, financeira, pedagógica e estrutural. Um exemplo é a Secretaria de Estado da Educação, que necessita seguir um calendário escolar e procedimentos rígidos para contratação de pessoal e insumos”, disse ele, lembrando que na gestão do governador Fernando Pimentel a Utramig aumentou para 27 os cursos oferecidos pelo PRONATEC. “Em 2014 eram apenas três cursos para 60 alunos. Hoje temos 605 alunos matriculados nestes 27 cursos”, ressaltou.

A Utramig tem hoje 2.397 alunos matriculados no Ensino Técnico e atende mais de 300 mil pessoas em cursos de qualificação profissional.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes