Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

350 famílias do Norte e Nordeste de Minas recebem títulos de propriedades rurais


Dr. Jean Freire representou a ALMG na entrega dos títulos em Minas Novas

Agência Minas/ Assessoria deputado Dr. Jean Freire

Foto: Manoel Marques/Imprensa MG


O governador Fernando Pimentel entregou, na sexta-feira (03/06), 350 títulos de propriedades rurais a famílias dos municípios de Minas Novas, Chapada do Norte, Turmalina, Frei Gaspar, Porteirinha e Serranópolis de Minas. A cerimônia de entrega, realizada em Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, marcou a retomada das ações do Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural, paralisado pelo governo do PSDB em 2011. Mais de 300 agricultores familiares e posseiros dos territórios de desenvolvimento do Norte, Mucuri e Alto Jequitinhonha acompanharam a entrega.

De acordo com deputado Dr. Jean Freire (PT), representante da Assembleia Legislativa na cerimônia, com os títulos em mãos as 350 famílias beneficiadas poderão ter acesso às políticas públicas voltadas pera o campo como acesso a crédito, assistência técnica e melhoria da produção e comercialização dos produtos. “Estamos tratando de justiça social”, frisou.

O parlamentar, que tem a região dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri como base do seu mandato, ressaltou que a medida tomada pelo estado estava sendo aguardada com ansiedade pelos agricultores, que dependiam da documentação. “Conheci em Almenara um produtor que me disse que não celebraria mais o aniversário até que tivesse a posse da terra que ele sempre amou. Agora há motivos para voltar a comemorar todos os anos”, disse.

De acordo com o diagnóstico feito pelo governo Estado em janeiro do ano passado, mais de 53 mil famílias tinham demandas de titulação de posse da terra, mas somente 37 mil haviam sido cadastradas. Ao todo, 16 mil processos haviam sido engavetados durante os governos Antonio Anastasia (PSDB) e Alberto Pinto Coelho (PP). 

Para resolver a situação das milhares de famílias de agricultores familiares espalhadas por todo o estado e que dependem dos títulos, uma das primeiras medidas do governador Fernando Pimentel foi criar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA), hoje dirigida pelo ex-deputado estadual Professor Neivaldo (PT). Em um ano e meio, a Seda investiu cerca de R$ 5 milhões para recadastrar 5,1 mil famílias nos territórios do Norte, Mucuri, Baixo e Médio Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Aço e Caparaó.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes