Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Assembleia comemora 100 anos de nascimento de Murilo Rubião


Laura Rubião recebe a placa que homenageia o centenário do nascimento do seu tio, o escritor Murilo Rubião

Por Ilson Lima

O líder do governo, deputado Durval Ângelo (PT), ressaltou na reunião especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na segunda-feira (30/05) que Murilo Rubião, além de ser um dos maiores contistas brasileiros foi também um importante militante das causas sociais e culturais. “O significado dele para a literatura brasileira e como lutador cultural é imenso, por isso é importante celebrar os 100 anos do seu nascimento, em 1º de junho”, lembrou.

Autor do requerimento que deu início às comemorações, o deputado frisou que como um dos criadores do “realismo fantástico” ou “realismo mágico” na literatura sul-americana e da América Latina, o escritor e jornalista influenciou centenas de escritores do Brasil e de outros países.

Sobre a militância política e social do homenageado, Durval Ângelo enfatizou que Murilo Rubião foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG entre os anos de 1935 e 1942, quando se formou, “e posteriormente foi um incansável lutador pela liberdade de expressão, já como jornalista, ao criar o Suplemento Literário, em 1966, em plena Ditadura Militar”. Este fato foi realçado pelo secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo. “O Suplemento Literário do Minas Gerais foi por longos anos um espaço de resistência cultural e por onde vários escritores do Estado e do País surgiram”, salientou o secretário.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes, o presidente da Comissão de Cultura, deputado Bosco (PTdoB), frisou a importância do legado de Rubião. “Mesmo com a obra reduzida, a qualidade é inquestionável”, disse. Representando a família, Laura Lustosa Rubião recebeu a placa da ALMG e agradeceu às homenagens ao tio: “Murilo Rubião foi um grande escritor, mas era também um homem especialmente generoso com o seu semelhante”, relatou.

Entre as obras consagradas de Murilo Rubião figuram “O ex-mágico” e “O Pirotécnico Zacarias”.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes