Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Comissão visita acampados e deputados reconhecem luta dos movimentos sociais


Cristiano Silveira: "É preciso acima de tudo lutar pela democracia."

Núcleo de Comunicação Minas Melhor


A comissão de Direitos Humanos realizou na segunda-feira (09/05) uma visita ao “acampamento pela democracia”, com o objetivo de acompanhar as atividades realizadas em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, adquiridos ao longo dos últimos 14 anos. Instalado na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, desde o dia 02 de maio, o acampamento é organizado por diferentes movimentos sociais.

Para o presidente da comissão, deputado Cristiano Silveira (PT), que ao lado do deputado Rogério Correia (PT) é autor do requerimento que solicitou a visita, o movimento também cobra outras questões importantes, como o impacto causado pelo rompimento da barragem de rejeito de minério em Mariana, que pertencia a empresa Samarco. “O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) denunciam o sofrimento pela qual os moradores de Bento Rodrigues, principalmente, passam até hoje. Tivemos recentemente notícias divulgadas pela imprensa de pessoas que tentaram suicídio e isso e isso muito grave”, alertou.

Já o movimento estudantil, segundo Cristiano, denuncia o desmantelamento do ensino superior e se coloca contra a proposta de cobrança a programas voltados para a Educação, em uma eventual mudança de governo no país. “A pauta aqui vai além das questões políticas que estamos vivendo e essa luta também é de outros movimentos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Mas é preciso, acima de tudo, lutar pela democracia, pois a luta de classe só poderá ser dada num ambiente de estado democrático”, frisou.

O líder do Bloco Minas Melhor, deputado Rogério Correia (PT), disse que a defesa dos direitos é praticada pela parte mais pobre da população. “Se você corta a liberdade de um povo fica fácil cortar os direitos conquistados num período de democracia, por isso esperamos que o Supremo Tribunal Federal tome as rédeas e assegure os direitos conquistados”, ponderou.

O líder do governo, deputado Durval Ângelo (PT), também defendeu a democracia e as reivindicações dos acampados. “O que assistimos aqui é apenas um pedaço da luta, já que o Brasil todo está assim. Não podemos voltar ao passado de políticas neoliberais, de privatização e da perda de direitos”, disse.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes