Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Governo entrega tiras reagentes para diabéticos em 152 municípios


O deputado Doutor Jean Freire (no centro) elogiou mais uma ação do governo Pimentel na área da saúde

Por Ilson Lima*

O fornecimento de tiras reagentes para medição de glicemia está regularizada em 152 municípios mineiros. O quantitativo atende a cerca de 40% da população do Estado e a previsão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é que nas próximas semanas a entrega dos insumos seja normalizada nos demais municípios. 

Entre as mazelas deixadas pelos tucanos na administração do Estado, a distribuição de medicamentos e insumos que atende a população diabética foi uma das mais atingidas. Para o deputado Doutor Jean Freir (PT), "O governo Pimentel, após receber o Estado com um déficit de distribuição de mais de 160 medicamentos, está pondo a casa em ordem. E a regularização no fornecimento das fitas é uma conquista de extrema importância da qual nos alegramos, sobretudo pelo fato da Diabetes ser uma doença silenciosa e, muitas vezes, fatal. Continuaremos atuando junto ao governo em prol da saúde e bem-estar dos mineiros e mineiras", disse.

Com o objetivo de acelerar as entregas dos insumos nos municípios de maior demanda, a SES-MG firmou acordo com a empresa fornecedora para que esta realizasse  a distribuição diretamente nesses locais. Entre as cidades atendidas, além da Capital outras cinco fazem parte da Região Metropolina de Belo Belo Horizonte — Betim, Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia —, e mais Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros e Ipatinga. Somente nesses 10 municípios abastecidos com as tiras reagentes 35% da população mineira estará atendida.

O governo estadual vinha tendo dificuldades no processo de compra das tiras reagentes, desde 2014, já que não foram alcançados os pré-requisitos legais para a conclusão do processo de aquisição por meio de licitação. No atual governo, diante dos insucessos anteriores por meio do processo licitatório, o estado realizou diversas solicitações de empréstimos e caronas a outros estados e órgãos para solucionar o problema, mas o quantitativo conseguido foi insuficiente. Entretanto, um novo planejamento foi iniciado este ano e encontra-se na fase final. 

*com Assessoria de Comunicação da SES


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes