Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Estado garante reabertura do hospital de Belo Oriente


Hospital foi fechado em 2013 por falta de recursos

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

A superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Ana Augusta Pires Coutinho, afirmou na quarta-feira (30), que o estado vai garantir a reabertura do Hospital Regional Jaques Gonçalves Pereira em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente. “Por determinação do secretário Fausto Pereira (Saúde), vamos fazer uma visita técnica ao hospital no mês de abril, para verificar as necessidades estruturais e de equipamentos. Como se trata de uma avaliação complexa, ainda não podemos dar um prazo”, disse ela durante audiência pública da comissão de Saúde, presidida em sua maior parte pelo deputado Dr Jean Freire.

Ana Augusta lembrou que a secretaria de Estado de Saúde realizou no ano passado adaptações estruturais e gerenciais nos hospitais de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano para manter a oferta de atendimento ao SUS, e que o estado já está discutindo a gestão do Hospital de Belo Oriente com a Fundação São Francisco Xavier.

De acordo com o prefeito da cidade, Pietro Chaves (PDT), a Fundação já possui autorização aprovada pela câmara municipal, para fazer a gestão do Hospital, que deverá ter pelo menos 50 leitos, com capacidade de atendimentos prolongados, o que pode aliviar outros hospitais da região.

A representante da secretaria de Estado da Saúde lembrou que o governo de Minas Gerais será responsável por 25% dos recursos. Outros 25% ficarão sob responsabilidade do município e 50% virão do Governo Federal.

A deputada Rosângela Reis(PROS) apoiou a postura do estado mas pediu agilidade. "Eu gostaria, em nome do nosso Vale do Aço, solicitar um esforço para que possamos abrir o hospital o mais breve possível. Mas essa fala da Ana Augusta mostra que não foi perda de tempo realizar essa audiência", reconheceu.

A deputada Celise Laviola(PMDB) também seguiu na mesma linha. "Vou solicitar para que haja um empenho para que possamos fazer essa visita na primeira quinzaena de abril. 

O hospital de Belo Oriente foi construído há mais de 20 anos mas só entrou em funcionamento, de modo provisório, em 2004 e foi fechado em 2013 por falta de recursos.

O deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) lembrou do descaso da gestão tucana no estado, que deixou um rombo no sistema da saúde pública. “O governo passado anunciou a construção de vários hospitais regionais e o Vale do Aço, que é a segunda região metropolitana do estado, não recebeu atenção que merece”, lembrou.

Dos oito hospitais regionais anunciados pelos governos do PSDB, nenhum foi entregue. No ano passado o governador Pimentel determinou a retomada das obras.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes