Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Plano Estadual de Cultura começa a ser debatido em Ouro Preto


Governo vai ouvir as entidades culturais para finalizar o Plano de Cultura

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

Atender a diversidade cultural do estado e aos diferentes segmentos artísticos é o grande desafio do Plano Estadual de Cultura que começa a ser discutido com a sociedade civil organizada na próxima segunda-feira (22/02), em Ouro Preto. Ao todo serão 12 Fóruns Técnicos em diferentes regiões do estado, que serão realizados até outubro, antes do encontro final marcado para acontecer Belo Horizonte.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Cultura, João Miguel, é fundamental que o governo ouça a sociedade e receba as propostas dos agentes envolvidos com as culturas nos municípios mineiros. “Só assim poderemos garantir o devido fomento e a devida atenção que o estado precisa ter com o setor cultural”, disse ele durante a nona e última reunião preparatória, antes dos encontros regionais.

Para o deputado Bosco (PTdoB), presidente da Comissão de Cultura na Assembleia Legislativa, pela primeira vez a cultura está sendo reconhecida como uma política pública de estado e não de governo. “Estamos construindo um Plano com a participação de todo o segmento cultural para uma questão política de estado para os próximos 10 anos. Com o Plano definido, o governo poderá destinar mais recursos para o setor no momento de elaboração do orçamento”, explicou.

O músico Makely Ka, membro da comissão que ajudou a organizar o Plano Estadual de Cultua entregue no ano passado à Assembleia Legislativa pelo secretário Ângelo Oswaldo, disse que “esse é o momento ter o feedback dos artistas” que, segundo ele, são distintos se consideradas as diferenças regionais de Minas Gerais. “É um desafio para um estado com 853 municípios. O noroeste tem uma demanda completamente diferente do sul, da região da Zona da Mata ou do Vale do Jequitinhonha. Cada região tem uma especificidade e lida com a cultura de uma forma e a ideia do Plano é atender a tudo isso e fazer com que a Guarda de Moçambique lá de Carinhanha, o Grupo de Reisado de Passos ou o Grupo de Batuque de São Romão sejam contemplados”, disse.

O primeiro encontro regional que acontece na próxima segunda-feira em Outro Preto a partir das 8h da manhã, no Centro de Convenções da UFOP.


Confira o calendário completo dos encontros regionais do Fóruns Técnicos de Cultura

Divinópolis (Oeste/Vertentes) – 14/3/16

Governador Valadares (Rio Doce/Vale do Aço) – 29/3/16

Montes Claros (Norte) – 4/4/16

Araçuaí (Médio e Baixo Jequitinhonha/Mucuri) – 11/4/16

Alfenas (Sul/Sudoeste) – 18/4/16

Uberlândia (Triângulo Mineiro Norte) – 26/4/16

Cataguases (Mata/Caparaó/Vertentes) – 2/5/16

Sabará, Ibirité, Santa Luzia (Metropolitano – a definir) – 9/5/16


Diamantina (Alto Jequitinhonha/Central/Mucuri) - 10/5/16


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes