Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

"Oh, Minas Gerais" é oficializado como hino do estado

Núcleo de Comunicação do Boloc Minas Melhor

Foto: Agência Minas

A música popular mais associada à Minas Gerais será eternizada como lei. Foi aprovada em 1° turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 41/15, que torna a música “Oh, Minas Gerais!” hino oficial do estado . A proposição, assinada por um terço dos membros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), sendo o primeiro signatário o deputado Isauro Calais (MDB), foi aprovada em sua forma original.

A PEC modifica o artigo 5° do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Estadual, que prevê a realização de concurso pela ALMG para escolha do hino, até 31 de dezembro de 1992. Segundo Isauro Calais, dois concursos foram feitos, mas fracassaram porque as propostas não se enquadraram nas exigências. Além disso, o dispositivo perdeu a validade e o Estado ficou sem um de seus símbolos previstos no artigo 7º da Constituição (os outros são bandeira e brasão).

A proposição determina também que a alteração do hino somente poderá ser feita por meio de concurso promovido pela ALMG e que tenha como tema a Inconfidência Mineira, o que já era previsto no artigo 5ª do ADCT.

Composição – A canção “Oh, Minas Gerais”, adaptada da valsa napolitana "Vieni sul mare", foi originalmente composta por Eduardo das Neves para homenagear a incorporação do encouraçado “Minas Geraes” à esquadra da Marinha Brasileira, em 1910. Na década de 1940, o compositor mineiro José Duduca de Morais, o De Moraes, alterou a letra e fez uma homenagem ao Estado. A canção foi gravada em 1942.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes