Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

André Quintão defende ações do Relatório Final do Fórum de População de Rua

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

Foto: Clarissa Barçante / ALMG

O relatório final do Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua, foi aprovado na quinta-feira (16/8), pelo Comitê de Representação eleito durante o evento, formado por representantes do Poder Executivo, do Movimento Nacional da População de Rua e do Conselho Regional de Psicologia. O líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT), exaltou a importância do documento aprovado, com propostas que vão gerar projetos de lei, emendas ao orçamento do Estado e solicitações de providências para o Executivo.

"Em nossa atuação parlamentar na área social, sempre chamamos a atenção para o crescimento da população de rua, resultante do aumento do desemprego, do rebaixamento da renda e da redução de investimento social no governo Temer. Muitos querem tratar a situação de maneira punitiva, simplesmente com a remoção arbitrária e violenta dessas pessoas das calçadas. Queremos uma abordagem social, não para eternizar a presença delas nas ruas, pois rua não é local de moradia para ninguém”, reforçou. 

O fórum aconteceu em etapas no interior e na capital e foi promovido em parceria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o governo Fernando Pimentel (PT). Lançado em outubro de 2017, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e entidades da sociedade civil e do poder público, o Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua passou por seis encontros regionais entre março e maio de 2018 e foi submetido também a consulta pública no mesmo período. A etapa final ocorreu entre 11 e 13 de junho, na Assembleia.

Encerrada a avaliação, pelo Comitê de Representação, das propostas coletadas em encontros regionais e por consulta pública, o relatório final segue agora para formatação na Consultoria Temática, antes de ser enviado para a Mesa da Assembleia.

Comemoração - Dia 17 de agosto se comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, e na manhã desta sexta-feira, o deputado André Quintão participou de evento cultural embaixo do Viaduto Santa Tereza, no centro de Belo Horizonte. As lideranças do Movimento lembram que a conquista por espaços públicos que reúnem pessoas que estão vivendo nas ruas, é fundamental para a democratização da arte e da cultura entre a população em situação vulnerável.

Na ocasião o ativista Alex Maciel agradeceu aos apoiadores da causa e ressaltou a importância desses espaços em áreas centrais das cidades. "Essa área de convivência foi conquistada com muita luta política e nós agradecemos às pessoas que se sensibilizam com a nossa causa. Precisamos de lazer e tranquilidade, para sobreviver aos momentos de dificuldade e opressão", lembrou Alex.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes