Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

40 anos da Comissão Pastoral da Terra serão tema de audiência pública

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

Foto: Arquivo da CPT

Para celebrar os 40 anos de atuação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) , o 1º secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Rogério Correia (PT), solicitou e teve aprovada na reunião de quarta-feira (8/8) da Comissão de Direitos Humanos, a realização de audiência pública para destacar as realizações da entidade. "A CPT vem promovendo ações fundamentais ao longo de décadas, pelos direitos da população campesina e dos povos tradicionais do campo brasileiro", lembrou o deputado. A reunião aconteceu na quarta-feira (8/8).

Rogério ressaltou a importância que a Pastoral teve na proteção de trabalhadores rurais no período da ditadura militar e sua efetividade até os dias de hoje. O líder do Bloco Minas Melhor, André Quintão; o vice-líder do governo e presidente da Comissão, Cristiano Silveira, e a deputada Marília Campos, todos do PT, elogiaram a iniciativa.


Atuação - A Comissão Pastoral da Terra (CPT) foi criada em plena ditadura militar, como resposta à grave situação vivida pelos trabalhadores rurais, posseiros e peões que eram explorados em seu trabalho. Essas pessoas eram submetidas a condições análogas ao trabalho escravo e expulsos das terras que ocupavam. A entidade nasceu ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que ajudou a CPT a realizar o seu trabalho e a se manter no período em que a repressão atingia agentes de pastoral e lideranças populares. Ao longo dos anos adquiriu caráter ecumênico, tanto no sentido dos trabalhadores que eram apoiados, quanto na incorporação de agentes de outras igrejas cristãs, destacadamente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. 

Segurança – Foi aprovado também pela comissão requerimento do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) para debater em audiência pública os problemas e soluções para a segurança pública nos municípios vizinhos da Estrada Real, na Região Central do estado. Dentre entre eles Santo Antônio do Rio Abaixo, Carmésia, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Ferros, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Maria do Itabira, São Sebastião, Serra do Cipó e demais cidades circunvizinhas.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes