Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Plano Estadual de Cultura será debatido em 11 encontros


Desde agosto, comissão vem trabalhando na elaboração dos Fóruns

Núcleo de comunicação Minas Melhor/ Assessoria de Comunicação ALMG

Foto: Ricardo Barbosa


O Plano Estadual de Cultura apresentado em agosto à Assembleia Legislativa pelo secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, deverá ser debatido em 11 Fóruns Técnicos que serão realizados a partir do início do ano que vem. O primeiro encontro deverá ser realizado em fevereiro na região central do estado.

As datas e os municípios que receberão os Fóruns foram definidos em reunião realizada na quinta-feira, (26/11) pela comissão organizadra. “Nosso objetivo será o de ouvir a população e receber as sugestões que possa, aprimorar o plano, que já tramita na Assembleia em forma de Projeto de Lei”, disse o presidente da Comissão de Cultura, deputado Bosco (PTdoB).

Bosco explicou ainda que nas próximas reuniões serão definidos os locais dos encontros e que o número de municípios deverá ainda ser aprovado pela Mesa da Assembleia. O parlamentar ressaltou a relevância da interiorização do debate e alertou sobre a importância da mobilização do setor e dos líderes municipais. “É preciso envolver os segmentos afins, as escolas, as lideranças políticas e comunitárias para formatarmos uma rede de mobilização e participação”

Durante a reunião, representantes da área cultural apresentaram sugestões de municípios para os encontros regionais. Também foi apresentada sugestão de ampliação do número de encontros para que possam ser contemplados todos os territórios de desenvolvimento do Estado.


Documento – Os participantes também aprovaram a organização temática das ações e metas previstas no plano, com o objetivo de facilitar os debates nos encontros regionais e consulta pública via internet.

Durante a discussão, o secretário adjunto de Estado de Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado, destacou o interesse da Secretaria de Estado de Cultura em dar apoio técnico para construção de planos municipais. Esse auxílio poderia ser realizado, por exemplo, por meio de parcerias de cooperação técnicas com universidades. O secretário citou ainda a necessidade de inclusão no debate de planos territoriais de cultura.


A próxima reunião foi agendada para o dia 2 de dezembro. Além de concluir a definição dos locais e datas dos encontros regionais, o objetivo é discutir quantos grupos de trabalhos serão criados, o número de propostas que serão priorizadas, além de outras normas de funcionamento que vão compor o regimento do evento.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes