Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Aprovação de projeto de Dr. Jean valoriza a viola caipira como patrimônio imaterial de Minas


Nascido em Abaeté (Região Central), Renato Andrade é reconhecido como um violeiro excepcional

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

Foto: Reprodução

O Projeto de Lei (PL) 3.930/2016, que institui o Dia Estadual da Viola Caipira, foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa em turno único, na terça-feira (24/7). A matéria, de autoria do deputado Dr. Jean Freire (PT), escolheu o 28 de agosto para a comemoração, por ser a data de nascimento do músico mineiro Renato Andrade, um dos mais aclamados violeiros do País. A viola caipira é patrimônio imaterial de Minas, com certificação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Dr. Jean lembrou que o PL foi elaborado em processo coletivo, juntamente com violeiros de todo o estado que divulgam a história do instrumento no Brasil e no mundo. 

“A criação de uma data comemorativa na área cultural tem importância política e vai gerar reconhecimento e benefícios a todos. Minas é um berço dessa tradição violeira e homenagear Renato Andrade é reconhecer sua importância de músico erudito e popular, que foi pioneiro ao levar a viola caipira para o exterior, divulgando nossa música e inspirando artistas como Almir Sater, Chico Lobo, Pereira da Viola, Bilora e tantos outros”, ressaltou.

O deputado destacou que a matéria vai possibilitar o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a musicalidade nas escolas e festivais por todo o estado.

Presença - Em Minas Gerais, a viola está presente em diversas manifestações, como a Catira e a Folia de Reis. Em certas regiões, por tradição, as violas carregam pequenos chocalhos feitos de guizo de cascavel, que, segundo a lenda, protegem os violeiros. A criação deste dia promoverá ações voltadas para o incentivo e para manter viva essa cultura popular musical.

Renato Andrade nasceu em Abaeté (Região Central) e faleceu em 2005, aos 73 anos. Ele é considerado um dos mestres da viola caipira instrumental, um virtuoso que mesclava o erudito ao popular e que introduziu a viola caipira nas salas de concerto.

Múltipla - A viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla ou viola brasileira, é um instrumento musical de cordas, sendo símbolo da música popular brasileira principalmente no interior do País, em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Sua origem se vincula à viola portuguesa, tendo sido introduzida pelos primeiros habitantes do Brasil. É o símbolo da música sertaneja ou música de raiz. Ela tem destaque na música onde a tradição de moda de viola é passada de geração em geração.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes