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Comissão de Transportes quer encontro com a Presidência da República para garantir verbas para BR-381

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

Foto: DNIT

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, quarta-feira (11/7), requerimento para solicitar a vice-presidente da Câmara dos Deputados e representante da bancada mineira, deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG), uma reunião entre com o presidente da República, Michel Temer, para tentar evitar cortes orçamentários nas obras de duplicação da BR-381, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares (Rio Doce).

No início de julho, o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) entregou a Fábio Ramalho uma correspondência da Agenda de Convergência para o Desenvolvimento do Vale do Aço, que oferece apoio à bancada mineira para continuar travando a votação do PLN 13 na Comissão, a fim de garantir que R$ 51 milhões não sejam retirados do orçamento para a BR 381.

“A luta continua e não vamos permitir essa atitude com a nossa região que aguarda há anos por esta obra. A duplicação representa muito para o nosso Estado”, enfatizou Celinho.

Um dos autores do requerimento, o deputado Gustavo Santana (PR), informou que a reunião ainda não tem data para acontecer mas que os deputados da comissão estão empenhados em garantir os recursos para Minas Gerais. 

Requerimentos - Na mesma reunião foram aprovados dois requerimentos de autoria do deputado Celinho, para que sejam realizadas audiências públicas para discutir obras de manutenção, recuperação e melhorias rodoviárias. Um dos requerimentos é para discutir as obras na rodovia MG-105, no trecho entre os municípios de Novo Oriente de Minas e Águas Formosas.

O outro se refere à rodovia MG-418, no trecho que liga o município de Carlos Chagas ao distrito de Vila Pereira. Todos esses três municípios pertencem à Macrorregião do Jequitinhonha/Mucuri.

Histórico - Ainda não há data para a reunião, mas a bancada federal mineira pressiona o Executivo federal para evitar cortes orçamentários, que poderiam atrasar ainda mais uma obra que só deve ser concluída em 2023, mesmo se o atual cronograma for respeitado.

A BR-381 é uma das principais rodovias da Região Sudeste, percorrendo importantes centros econômicos e industriais, tais como o Vale do Aço, na Bacia do Rio Doce.


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