Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Ulysses Gomes diz que Plano Estadual da Gastronomia vai incentivar produtores e empresérios mineiros

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor e Agência Minas Gerais

Foto: Marcelo Sant'Anna / Imprensa MG

Após o lançamento do Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia, na quinta-feira (05/07), em Belo Horizonte, o deputado Ulysses Gomes ressaltou a importância da iniciativa como forma de fortalecer o setor. "Iniciativas como esta fomentam a gastronomia e o turismo em nosso Estado. O Governo de Minas tem olhado com carinho para a diversidade de Minas e incentivado os produtores e empresários a avançarem e explorarem esta riqueza que é a comida mineira", destacou Ulysses.

O governador Fernando Pimentel (PT) inaugurou também a Casa da Gastronomia Mineira - Espaço Mineiraria. Pimentel ressaltou que Minas Gerais é identificada por sua gastronomia e que isso precisa ser usado a favor da economia e da cultura do Estado. “Nós trouxemos a gastronomia para o centro de decisões do governo. Não é só uma questão folclórica, mas sim fazer disso uma alavanca para o desenvolvimento, pois a gastronomia puxa uma enorme cadeia produtiva”, comentou, citando etapas como a agricultura familiar, o processamento dos alimentos e os ganhos turísticos proporcionados por eles.

Segundo o governador, iniciativas como o lançamento do Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia e o lançamento da Casa da Gastronomia Mineira – Espaço Mineiraria, que buscam o incentivo à gastronomia, ao turismo e à cultura, estão sendo recuperadas pela atual gestão.

“Essas iniciativas estão fazendo Minas Gerais respirar neste ambiente de crise que o Brasil está vivendo. O segredo é juntar o que nós sabemos fazer, os valores mais tradicionais, com a modernidade, com as melhores tecnologias para produzir alimentos de qualidade”, completou.

Plano - O Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia 2018-2021 é um instrumento que marca o início de um processo continuado de planejamento, integração, gestão, monitoramento de resultados e transparência pública. Construído em parceria com chefs de cozinha, produtores, agricultores, donos de restaurante, dentre outros agentes do setor, o Plano prevê investimentos de, pelo menos, R$ 37,9 milhões em 55 iniciativas de valorização da gastronomia em Minas Gerais.

Espaço Mineiraria -  A Casa da Gastronomia Mineira – Espaço Mineiraria foi instituída pelo Decreto 47.193 de 2017 e servirá como espaço cultural constituído para valorizar e fomentar a gastronomia mineira por meio de eventos e atividades de promoção, divulgação e capacitação em gastronomia e culinária das diversas regiões do Estado. A Mineiraria será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

O governador explicou que o espaço será gerido de acordo com as demandas do Estado e administrado pela iniciativa privada, por meio de licitação que será aberta nos próximos dias. “Esse local foi concebido para virar uma coisa produtiva, com cursos, exposições, semanas gastronômicas”, disse Pimentel.

Presenças - Também participaram do evento o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, a presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Carolina Pimentel a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemge, Fernanda Machado, e secretários de Estado, prefeitos, chefs de cozinha e lideranças do setor. 


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes