Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Escassez de água na Serra do Curral motiva audiência da Comissão de Direitos Humanos

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

Foto: Sarah Torres / ALMG

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na quarta-feira (4/7), a realização de audiência pública para debater os danos causados às famílias moradoras do entorno da Serra do Curral, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), devido à falta de água.

O presidente da comissão e autor do requerimento, deputado Cristiano Silveira (PT), explicou que a falta de água está ligada à atividade minerária no local e pode gerar impactos no abastecimento para os moradores da RMBH. "São problemas que acontecem em todo o Estado e que agora podem atingir a Grande BH. Precisamos encontrar saídas para equilibrar a atividade mineradora com o equilíbrio ambiental e social", defendeu.

O deputado Paulo Guedes (PT) destacou a importância do debate para evolver a população nas decisões que afetam a região. "É um assunto urgente, que naõ pode ser adiado", disse.

Interior - Na reunião também foram aprovados outros requerimentos, incluindo a realização de três audiências públicas, sendo duas delas no interior do Estado, todas solicitadas por Cristiano Silveira.

Em Diamantina (Região Jequitinhonha), a audiência pública discutirá os índices de violência contra a mulher naquele município e também nas cidades de Datas e Felício dos Santos. Em Ubá (Zona da Mata) a reunião será sobre os casos de violação dos direitos fundamentais das comunidades quilombolas localizadas na região. 

ALMG - Para buscar soluções para denúncias envolvendo a população carcerária, a audiência pública vai discutir a política de monitoração eletrônica e privação de liberdade de mães em Minas Gerais. 

Visita - E em desdobramento de audiência anterior, que apurou denúncias sobre maus tratos na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescentes (Dopcad), no município de Contagem (RMBH), a solicitação do deputado Cristiano Silveira propõe visita da comissão naquela delegacia para verificar a situação da carceragem anexa ao prédio da delegacia, considerando-se as denúncias de insalubridade e violação de direitos dos adolescentes naquele estabelecimento.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes