Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

André Quintão defende ações de combate ao preconceito de usuários da Assistência Social

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

Foto: Assessoria do Deputado André Quintão

O líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT), participou do lançamento da Campanha de Combate ao Preconceito Contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social, na quinta-feira (28/6), na Praça Sete, centro da Capital. Foi uma iniciativa dos conselhos Regional e Federal de Psicologia, juntamente com o Fórum Nacional dos Usuários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

“Muitas vezes, as pessoas que precisam do SUAS são culpabilizados pela situação de vulnerabilidade, como se fossem responsáveis pela situação que se encontram. Uma das ações da campanha é o caderno de orientações a trabalhadores do SUAS para ações contra o preconceito”, destacou.

André Quintão reforçou a importância das reflexões sobre a reprodução de estigmas com os usuários de políticas públicas de assistência e a necessidade de se angariar sugestões de atividades para combater o preconceito e difundir a cultura da tolerância e dos direitos socioassistenciais.

“Esse é um momento fundamental onde é preciso afirmar direitos e lutar diariamente contra a intolerância. Viemos para a rua para chamar atenção da população sobre a importância de termos uma política de assistência que seja realmente democrático”, disse.

LGBTI
- Em
28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), e como parte das ações da Sedese, será realizado, em 4 de julho o “Seminário Estadual de Empregabilidade Trans e Travestis”, em Belo Horizonte. O evento tem parceria também da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com apoio da Rede Cidadã. André defendeu a realização de atos públicos para combater a homofobia em todas as suas formas. " Sempre é tempo de reiterar nosso total apoio à luta e à importância de trabalharmos juntos por um mundo sem preconceitos, que tenha espaço para todas e todos. Viver a liberdade é um direito de qualquer ser humano", esclarece.

Políticas - Em Minas Gerais, a criação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), em 2015, foi uma iniciativa para reforçar o compromisso com as políticas de promoção e proteção de direitos humanos. Desde que foi criada, a Sedpac articula políticas públicas e ações educativas contra o preconceito ao público LGBT, muitas delas em parceria com outras secretarias e órgãos estaduais.

A Sedpac, em parceria com a Sedese, também articula mobilizações para discutir e ampliar a empregabilidade para a população LGBT em Minas Gerais. Em abril de 2017, as cidades de Uberaba e Uberlândia sediaram oficinas que precederam a criação de uma rede de empregabilidade à comunidade transexual e travesti. A iniciativa, inédita em Minas Gerais, ofereceu cursos gratuitos e teve como objetivo promover a inclusão social do público no mercado de trabalho, resgatando a dignidade por meio da qualificação profissional. Foram 25 pessoas certificadas.

O objetivo é debater a discriminação e o preconceito institucional nas empresas públicas e privadas, buscar o respeito à identidade de gênero desta população, historicamente marginalizada no mundo do trabalho, e criar estratégias para combater a transfobia social e empresarial.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes