Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Paulo Guedes ressalta importância de obra do governo Pimentel para combate à seca no Norte

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor / Agência Minas

Foto: Gil Leonardi /Imprensa MG

O deputado Paulo Guedes (PT) participou da visita inaugural que o governador Fernando Pimentel (PT) fez à obra de ampliação da Barragem Viamão, em Mato Verde ( Região Norte), na quinta-feira (28/6). Executada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a obra beneficiará uma população de cerca de 15 mil pessoas das cidades de Mato Verde e Catuti para acabar com o desabastecimento.

Paulo Guedes destacou a importância social da obra, que vai movimentar a economia da região. “Essa é uma antiga reivindicação da população que nosso governo entrega para beneficiar quem mais sofre com o rodízio de água nessas comunidades em consequência da crise hídrica que a região vem sofrendo desde 2014”, disse.

A barragem, que está com 91% das intervenções executadas, já está em pleno funcionamento. As obras envolvem recursos da ordem de R$ 48 milhões, oriundos de repasses federais, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com a interveniência do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). A Copasa tem uma contrapartida de R$ 2,8 milhões de recursos próprios relativos ao gerenciamento e fiscalização.

PAC - Fernando Pimentel destacou a importância da obra para a região e relembrou que os recursos federais foram conseguidos junto à gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff. “É importante ressaltar que os recursos para essa obra são provenientes do governo da presidenta Dilma. Uma obra efetivamente iniciada em 2015, com um esforço conjunto do governo para viabilizar essa barragem muito importante para a região, beneficiando milhares de famílias e acabando com o rodízio de abastecimento de água”, afirmou.

Com as modificações, a capacidade de armazenamento da barragem salta de 1,2 milhão de metros cúbicos para 120 milhões de metros cúbicos de água. A vazão de regularização dessa barragem, no período de estiagem, será de no mínimo 50 litros por segundo, garantindo o atendimento à demanda do sistema integrado de abastecimento de água e a perenidade do rio Viamão.

Para a diretora-presidente da Copasa, Sinara Meireles, o aumento da capacidade da barragem beneficiará toda a região. “Essa é uma obra absolutamente importante para a região em relação ao armazenamento de água. Foi uma adequação importante na barragem, aumentamos em 100 vezes a capacidade de armazenamento e isso vai dar uma segurança para a sequência das obras de adução dessa água para o atendimento a Mato Verde, Catuti e seus distritos”, disse.

Participaram também da visita o secretário da Sedinor, Cesar Emílio; de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; o diretor do Idene, Gustavo Xavier além de prefeitos e lideranças sociais da região.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes