Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Governo Pimentel cumpre meta de capacitar 10 mil trabalhadores da assistência social em Minas

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

Foto: Agência Minas

A formação de pessoal para atendimento no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Minas é referência nacional pela sua qualidade e estrutura para o setor. O líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT), demonstrou que a meta estabelecida nos anos 2015 e 2016, de capacitar quase 10 mil trabalhadores no estado está praticamente cumprida. E reforçou que, apesar de todas as dificuldades e cortes impostos por parte do governo federal, a administração Fernando Pimentel segue no caminho certo.

“É uma luta permanente que tem dado muitas vitórias para a política de assitência no estado. Quando nossa equipe esteve à frente da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), tínhamos a meta de capacitar quase dez mil trabalhadoras e trabalhadores para o Suas e já estamos alcnçando esse número. É um marco inédito em nosso estado, que atende principalmente a população pobre que mais precisa de atendimento”, afirmou.

O parlamentar participou de mais uma etapa do Capacita SUAS, na manhã de terça-feira (25/6) em Teófilo Otoni (Região Mucuri), de mais um módulo de Proteção Social Especial (PSE), para valorizar e investir em pessoal no âmbito das políticas públicas, alavancando resultados para a população.

“A execução do Capacita se dá de forma articulada com ações de apoio técnico e supervisão técnica. O objetivo final do Qualifica Suas é a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais”, garantiu o deputado.

Atualização – Os cursos beneficiam, pela primeira vez, além de técnicos e gestores públicos, trabalhadores e coordenadores de entidades socioassistenciais da rede privada. São 1.598 vagas destinadas aos profissionais de ensino superior de assistência social que atuam em 559 municípios que oferecem serviços da PSE. São profissionais das equipes de referência de Creas, municipais e estaduais, profissionais de referência da PSE dos municípios referenciados aos Creas Regionais; de unidades de acolhimento institucional; do Serviço Municipal de Família Acolhedora; e ainda dos Centros Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP).

Rede Cuidar – O líder do Minas Melhor destacou a relevância das melhorias do governo Pimentel trouxe para o programa Rede Cuidar que passou a ter recursos da Loteria Mineira destinados a incentivos financeiros, assessoramento técnico e qualificação permanentes às entidades que compõem a rede do SUAS. André Quintão lembrou que este é o primeiro programa público de apoio técnico e financeiro à centenas de entidades socioassistenciais que prestam acolhimento em Minas Gerais, principalmente de crianças e idosos.

“A Rede Cuidar se afirmou como política de estado e não de governo. Esse incentivo financeiro será repassado do Fundo Estadual para os Fundos Municipais e também diretamente às entidades, por meio de termo de colaboração ou fomento podendo ser aplicado em investimento e custeio de entidades que atendem crianças e idosos. Temos que colocar em prática o nosso trabalho diário em busca de dias melhores para todas e todos. Seguimos unidos e na luta”, destacou André.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes