Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Deputadas do PT e Dilma Rousseff ressaltam necessidade de ampliar representação feminina na política

Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor

Foto: Assessoria Dep. Geisa Teixeira

Expandir a participação feminina na vida política brasileira é fundamental para garantir o exercício da democracia, de acordo com o PT, que promoveu, na sexta-feira (09/06), em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), uma roda de conversa para debater o projeto Elas por Elas, idealizado pela legenda para pleitear uma maior representatividade das mulheres no cenário político nacional. O evento, que contou com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff, teve a participação das deputadas estaduais Marília Campos e Geisa Teixeira, ambas do PT. A discussão ocorreu horas antes do ato nacional que lançou a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto.

Presidido por uma mulher, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), que participou do evento, o PT conta com aproximadamente 2 milhões de filiados em seus quadros, sendo 40% de mulheres. Marília Campos ressaltou o simbolismo de ter uma mulher no cargo máximo do partido, mas apontou para a necessidade da presença de representantes femininas em outros setores fundamentais na organização da legenda. Em Minas Gerais, o PT é dirigido por Cida de Jesus.

“Estamos discutindo o empoderamento e uma maior representatividade das mulheres. Precisamos qualificar a nossa participação, estando não só na presidência, mas em setores como a tesouraria e a secretaria-geral, locais em que os rumos do partido são decididos", defendeu.

A parlamentar enalteceu ainda a participação feminina em órgãos que, de certo modo, têm influência nos rumos do País, como os sindicatos. “Estamos lutando para que as mulheres estejam mais presentes nos órgãos de decisão que comandam o nosso País”, disse.

"As mulheres lideraram importantes lutas do último período, pelos seus direitos e por democracia. O Elas Por Elas nasce sendo fundamental para que estas nossas pautas tenham cada vez mais espaço e protagonismo", lembrou Geisa Teixeira.

Simbolismo - Dilma Rousseff, que tem sido apontada como pré-candidata do PT a uma das vagas para o Senado nas eleições deste ano, destacou o trabalho do partido em prol das mulheres e enalteceu o trabalho desempenhado pela bancada feminina do PT na Assembleia Legislativa.

“O estado de Minas Gerais tem um padrão de qualidade elevado na representação parlamentar”, disse, se referindo à Marília Campos, Geisa Teixeira e à deputada federal Margarida Salomão.

Dilma aproveitou para exaltar a obstinação e o forte significado das pré-candidaturas do PT mineiro à Assembleia e à Câmara Federal. Para a ex-presidente, a eleição de novas figuras vai fortalecer a representatividade feminina na política brasileira.

“Acredito que todas nós somos capazes de ter uma posição feminista e, ao mesmo tempo, um posicionamento que abranja toda a sociedade. É isso que explica a nossa força”, comentou ela.

Presenças 
- O “Elas por Elas” teve a participação de Eleonora Menicucci, ex-ministra de Políticas para as Mulheres entre 2012 e 2015, no governo Dilma Rousseff. Lideranças sindicais e de movimentos sociais participaram ao debate.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes