Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Deputados do PT exaltam novo aplicativo do governo para combate de violência contra a mulher

Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor

Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG

Mais um importante avanço legal no combate à violência contra a mulher no estado reforça as ações institucionais do governo. Na terça-feira (6/6) o governador Fernando Pimentel lançou o aplicativo Alerta MG que vai reforçar a segurança para que seja feito um socorro rápido e seguro. Na ocasião, foram entregues 13 veículos destinados aos Centros de Referência da Mulher no interior mineiro. Deputados do Partido dos Trabalhadores estiveram presentes. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Durval Ângelo, destacou o uso da ferramenta que vai fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas voltadas para as mulheres mineiras.

“O Alerta MG é mais um esforço do governo na criação de uma rede privada de contatos para que a usuária possa, com apenas um clique, acionar as pessoas que ela mesma cadastrou quando vivenciar qualquer situação de risco ou perigo”, analisou.

A deputada Marília Campos representou a Assembleia no evento e ressaltou a força da iniciativa que constrói um novo padrão de relacionamento. Para Marília, uma cultura de combate à discriminação, ao preconceito, “é garantia para que mais mulheres participem das decisões do Estado por meio dos Fóruns Regionais”, afirmou.

“A gente vive um período de desmonte das políticas de direito social em nível nacional, mas em Minas Gerais a gente faz diferença. O governador criou uma Secretaria de Direitos Humanos, com a subsecretaria de mulheres e racial, e reativou o Conselho Estadual das Mulheres, com participação da sociedade civil. Nossa luta continua para criarmos políticas permanentes para garantir tranquilidade para a população feminina do estado”, disse a deputada, presidente da Comissão Extraordinária de Mulheres.

Os deputados Paulo Guedes e Geisa Teixeira classificaram as ações como essenciais para diminuir os índices de violência e estimular as mulheres a denunciarem crimes e feminicídios.

Funcionalidade – O Alerta MG possibilitará que as usuárias, previamente cadastradas pela Polícia Civil, também habilitem um acionamento emergencial, gerando alerta em uma central de monitoramento com imediato deslocamento das forças de segurança para o atendimento.

A chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família, delegada-geral Carla Cristina Vidal, explicou o funcionamento do aplicativo. “É uma plataforma tecnológica voltada à informação, orientação, prevenção e proteção, bem como a fiscalização das medidas protetivas. É inovador no estado de Minas Gerais, e está em sintonia com a utilização da tecnologia para o combate a qualquer tipo de violência. O maior objetivo é encorajar toda e qualquer mulher a romper com esse ciclo de violência e sair desse silenciamento”, completou.

Referência - A compra dos automóveis ocorreu por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), em convênio firmado ainda no governo da presidenta Dilma Rousseff. Os veículos entregues vão ajudar a descentralizar o atendimento às mulheres, levando apoio e viabilizando seu deslocamento aos Centros de Referência.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes