Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Valorização do profissional de biblioteca é princípio fundamental de Plano Estadual do Livro

Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor

Foto: Reprodução

A construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas tem mobilizado a Assembleia Legislativa. O Fórum Técnico Semeando Letras, realizado entre agosto e novembro do ano passado, deu origem a várias propostas que serão incluídas no projeto de lei referente ao plano. A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia aprovou, na terça-feira (29/5), três requerimentos para valorizar o trabalho dos profissionais de educação que ajudam a difundir a leitura nas escolas públicas. As propostas foram encaminhadas pela Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Bosco (Avante).

O primeiro requerimento pede que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) crie um um benefício, dentro de sua política remuneratória, aos profissionais que se capacitarem em mediação de leitura, prática fundamental para incentivar o uso de espaços como as bibliotecas escolares. A Comissão de Cultura solicitou ainda que o Ministério da Educação (MEC) inclua o curso de mediação de leitura em seu catálogo nacional de cursos técnicos.

Valorização - Um último requerimento, oriundo também da Cultura, pede que a SEE regulamente a atuação do professor de biblioteca. O objetivo da proposta é impedir que esses profissionais sejam remanejados para outras funções de uma escola.

Na visão de Bosco, os requerimentos são fruto da ampla discussão proporcionada pelo Fórum Semeando Letras. Para o parlamentar, valorizar os profissionais que disseminam a leitura é passo fundamental na busca pela execução do Plano Estadual do Livro.

“Nosso objetivo é viabilizar propostas no projeto de lei que vão traçar o Plano Estadual do Livro. Tivemos a oportunidade de ouvir pessoas dos diversos segmentos para construir este plano. Esperamos que este projeto que virá para a Assembleia valorize o livro e a democratização às bibliotecas”, comentou, ressaltando o caráter coletivo das propostas, elaboradas em conjunto com representantes da sociedade civil.

Presenças - A reunião foi presidida pela deputada Celise Laviola (PMDB), que comanda a Comissão de Educação. O deputado Thiago Cota (PMDB) também participou.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes