Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Marília Campos enaltece atuação do primeiro ambulatório para transexuais do Estado

Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor e Assessoria ALMG

Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

O Hospital Eduardo de Menezes, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, abriga o primeiro ambulatório de saúde integral para pessoas trans em Minas Gerais em novembro do ano passado. A Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa, em parceria com a Comissão de Saúde, fez, na quinta-feira (17/05) uma visita ao local para verificar o trabalho realizado no espaço. A ideia da inspeção partiu da deputada Marília Campos (PT), em conjunto com o ex-deputado Geraldo Pimenta (PCdoB).

O ambulatório foi concebido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG). Para Marília Campos, o espaço é uma forma de validar os direitos da comunidade transexual no estado. “O poder público estadual vai tratar as pessoas com mais respeito e dignidade. O acompanhamento especializado aos homossexuais e transexuais é a garantia de um bom atendimento aos pacientes”, comentou a deputada.

O ambulatório do Eduardo de Menezes conta com profissionais de variadas especialidades médicas. “É a primeira política pública no estado que garante um atendimento interdisciplinar. Os travestis e transexuais precisam do acompanhamento de uma equipe médica variada. Temos que estender essa política às outras cidades-polo do estado”, disse Marília. A equipe do hospital é composta por profissionais de áreas como psiquiatria, assistência social, endocrinologia e psiquiatria.

A importância da presença de uma equipe multidisciplinar também foi ressaltada pela vice-presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual, Anyky Lima. “O Eduardo de Menezes é um lugar que sabe tratar os travestis e os transexuais. Não precisamos só de hormonização e cirurgias, mas de um aparato médico completo. Não queremos nenhum tratamento especial. Queremos ser tratados como qualquer outro cidadão”.

Dignidade - Marília Campos relatou ter conversado com médicos, funcionários, diretores e pacientes do ambulatório. “Pude perceber nos depoimentos que essa conquista é fundamental por garantir não apenas o direito à saúde, mas cidadania. A população trans não tinha um lugar para tratar de suas dores e sofrimentos”, disse.

Respeito - O uso do nome social em espaços públicos é uma das principais lutas encampadas pela comunidade trans no Brasil. No Eduardo de Menezes, os pacientes são chamados pelo nome social não apenas por médicos de demais profissionais de saúde, mas também pelos funcionários de áreas como segurança, limpeza e administração.

“Respeitando a dignidade humana conseguimos fazer com que essa comunidade entenda a sua importância na sociedade e ocupe outros espaços de políticas públicas”, explicou o coordenador Especial de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Douglas Estevão de Miranda.

O preparo demonstrado pelos profissionais para atender às especifidades da população trans também foi elogiado por Marília Campos.

História - O ambulatório trans do Eduardo de Menezes realiza, em caráter permanente, cerca de 120 atendimentos. Inaugurado em 1955, o hospital integra, desde 1997 a rede de estabelecimentos de saúde integrados à FHEMIG.

Simbolismo - Marília Campos enfatizou, durante a reunião de plenário de quinta-feira, o simbolismo da visita, já que o 17 de maio é um dia de suma importância para a comunidade LGBT. A data marca as comemorações do Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Foi neste dia, em 1990, que a homossexualidade acabou retirada da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes